Ligação Elétrica Clandestina ou Fuga de Energia? Saiba Como Identificar

Escrito por

Sua conta de luz subiu repentinamente. Se o seu consumo continua o mesmo, é preciso ficar atento à possibilidade de uma ligação elétrica clandestina ou mesmo fuga de energia. A seguir explicamos como descobrir o que está acontecendo.

A conta de energia elétrica representa um gasto significativo no orçamento familiar e também para os custos operacionais de qualquer negócio ou empresa.

É claro que essa despesa se tornar ainda maior com o consumo exagerado, mas infelizmente não é só a mudança de consumo que altera a conta no final do mês.

É muito comum encontrar problemas na instalação elétrica como fuga de energia e curtos-circuitos. Mas existe um outro problema que pode estar escondido no aumento do consumo; as ligações clandestinas ou os “gatos”, como são popularmente conhecidas.

Mas como é possível distinguir uma ligação clandestina de uma fuga de corrente?

Fuga de Corrente por Ligação Elétrica Malfeita

lampada moedaÉ preciso ter certeza que não existem instalações elétricas mal executadas. Se as instalações foram feitas desrespeitando normas técnicas ou foram utilizados materiais e equipamentos inadequados, provavelmente está aí a causa do o aumento no consumo de energia.

Portanto, investigue se há sobras de fios, falta de isolamento e de acabamento adequado nas instalações, mesmo que elas sejam novas. No mercado, existem muitos produtos de qualidade questionável, mesmo quando muito novos.

Outra prática que colabora para fugas de energia é a utilização de benjamins e extensões de múltiplas saídas. Esse tipo de dispositivo, quando conectado a mais de um equipamento ou eletrodoméstico, demanda uma quantidade de energia maior.

Isso resulta no superaquecimento da tomada. Esse tipo de sobrecarga também pode causar curtos elétricos, faíscas e acidentes graves. Vale lembrar que a recomendação da ABNT (NBR 14136) é de um equipamento por tomada.

Para evitar erros na instalação, desperdícios pontuais na rede e também para um diagnóstico mais preciso sobre as possíveis fugas de energia, é de extrema importância contar com os conhecimentos técnicos de um eletricista profissional.

Tipos Mais Comuns de Ligações Clandestinas

Ligação elétrica clandestinaSe você conferiu todos esses passos e não encontrou nenhum problema, pode ser que o problema seja uma ligação elétrica clandestina. Ela não é tão facilmente detectada, porque é feita do lado externo de uma edificação.

Em termos simples, esses tipos de ligação são feitas junto ao relógio medidor de energia. Isso é feito com a instalação de um cabo que “desvia” a corrente elétrica.

A prática é ilegal e lesa o consumidor dono do relógio de medição. Afinal, a energia calculada será registrada por um único aparelho da companhia de luz e será gerada apenas uma conta.

Como Identificar uma Ligação Clandestina de Luz na sua Instalação Elétrica

Além do aumento inesperado na conta de energia, ele apresenta alguns outros sinais.

Superaquecimento da Rede Elétrica

Nesses casos, os plugues dos aparelhos eletroeletrônicos e os espelhos das tomadas superaquecem. Ficam com machas escuras, amolecem, derretem e podem até causar um incêndio.

Acionadores de Sobrecarga (Disjuntores Caindo com Frequência)

O disjuntor desarma para manter a saúde elétrica de uma instalação. Acontece principalmente quando aparelhos que consomem muita energia estão ligados ao mesmo tempo, como máquina de lavar roupa, chuveiro e micro-ondas.

Se na sua casa acontece isso enquanto você não está usando aparelhos desse tipo, pode ser um dos principais sinais.

Sobrecarga em Tomadas e Bicos de Luz

Os aparelhos eletroeletrônicos queimam com frequência e as lâmpadas queimam ou estouram.

Interrupções Constantes no Fornecimento de Energia

Queda da luz frequente, principalmente quando é só na sua casa e não em toda a vizinhança, pode ser um indício de instalação clandestina.

Constantes Mudanças na Movimentação do Medidor de Luz

poste de energiaQuando um aparelho que necessita de muita energia para funcionar, como, por exemplo, o chuveiro, a movimentação do medidor de luz aumenta.

A dica é conferir se ao longo de um dia existe algum pico de aumento nessa movimentação enquanto ninguém na sua casa está utilizando um aparelho desses.

Caso tenha notado alguma dessas situações, entre em contato com a empresa fornecedora de energia de sua região e solicite uma vistoria técnica o mais rápido possível. Aproveite a presença do técnico para também verificar o funcionamento do relógio medidor de consumo e o estado de conservação de seu lacre.