As lâmpadas Edison são assim chamadas em referência ao inventor da primeira lâmpada, no século XIX. Elas são transparentes, apresentam filamentos e aspecto de globo – embora o mercado hoje ofereça os mais diferentes formatos. A boa notícia é que se utilizam da tecnologia LED, muito mais econômica e durável. Entenda melhor seu funcionamento e conheça alguns projetos de decoração que tomam partido de seu charme.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]O Que Esperar das Lâmpadas Edison[/h2]
As lâmpadas com filamentos LED emitem um brilho mais suave. É possível, por exemplo, olhar diretamente para elas enquanto ligadas, sem ofuscar a visão.
Por isso são utilizadas muito mais para decorar e criar uma atmosfera aconchegante ao ambiente. São lâmpadas que proporcionam luz indireta sem precisar de abajures.
Caso você queira iluminar bem totalmente o cômodo continue contando com lâmpadas LED comuns. Mesmo utilizando maior quantidade de lâmpadas de filamento LED não será possível chegar a um alto nível de luminosidade.
O grande trunfo dessas lâmpadas é o aspecto estético: são, sem dúvidas, altamente decorativas. Mesmo penduradas num simples bocal ou sustentadas por uma luminária de chão reta, seus tons e formatos são incrivelmente ornamentais. Dispensam qualquer outro detalhe; jamais devem ficar escondidas.
[h2 type=”2″ width=””]Modelos de Lâmpadas com Filamentos[/h2]
Existem quatro aspectos básicos nos modelos de lâmpadas Edison: tamanho, o formato do vidro, sua cor e o formato dos filamentos.
Você vai encontrar modelos que vão muito além do glóbulo, original redondinha. Há, ainda, as em forma de balão, bisnaga, irregulares, retorcidas… a variedade é espantosa.
O vidro pode ser totalmente transparente. Mas inclui, ainda, rosados, acizentados e o muito popular âmbar. Os filamentos em geral emitem um brilho alaranjado e isso também vai influenciar no tom do vidro quando acesos, é claro.
Estes, por sua vez, estão em uma variedade de formatos. Entre eles o de serpentina, espiral, em grupos que lembram uma flor dente-de-leão e até mesmo coração.
Os fornecedores, sabendo do grande apelo desse tipo de lâmpada, desenvolveram até mesmo modelos semelhantes a luzinhas de Natal (ou luzinha e fadas) no interior.
Para fechar, você pode encontrar uma lâmpada redonda, tradicional, em formato gigante – mais ou menos do tamanho da cabeça de uma criança pequena.
Elas são especialmente fascinantes, em grande parte porque é sempre incrível observar os esquemas de filamentos de LED no interior delas.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Dicas de Decoração com Lâmpadas Edison[/h2]
Como já mencionamos aqui, lâmpadas com filamentos LED são um objeto decorativo em si. E isso pode ser explorado de várias formas na hora de criar um visual para a sua casa.
Lustres vazados, com finas varetas de metal com formato geométrico, são perfeitas para elas. Além da lâmpada ficar totalmente exposta, combina referências retrô com modernas. E esse contraste é muito charmoso.
Como não existe grandes compromissos com um expressivo nível de iluminação, elas podem ficar ligadas mesmo durante o dia. Serão pontinhos de luz adoráveis que levantam o ambiente.[divider]
O mesmo se aplica quando os bulbos são usados para compor uma decoração mais localizada, como juntos com livros numa prateleira.
Do mesmo modo, eles podem ser ligados durante o dia. Vai atrair a atenção para cantinhos muitas vezes pouco notados.
O filamento “love” realça a proposta romântica dos livros, seja no design das capas, seja por conta das histórias.[divider]
E quem acha que as Edison servem apenas à proposta industrial vai se surpreender com a versatilidade delas. Veja como se integram maravilhosamente a um ambiente rústico!