LAMPADAS FLUORESCENTES Compactas. Como funcionam?

Escrito por

 

Lampadas fluorescentes compactas…

Essas fluorescentes compactas realmente economizam energia?

Estas lâmpadas têm uma instalação compatível com os casquilhos tradicionais usados para as lâmpadas incandescentes.

São especialmente recomendadas quando se necessita de utilização contínua por períodos de tempo superiores a pelo menos 1 hora. Mas actualmente também já estão preparadas para um elevado número de manobras acender/apagar.
Sem sombra de dúvidas, pois sendo uma lâmpada de descarga, chega a poupar até 80% da energia, com a grande vantagem de terem uma grande vida útil.

Na verdade, essas lâmpadas só são realmente econômicas, quando têm uma grande vida útil, conforme relatei anteriormente.
Assim, temos que ter cuidado de analisar, na hora da compra, qual sua durabilidade em horas, posto que existem lâmpadas compactas, especialmente as eletrônicas de uso doméstico, com vida útil de 15.000 horas até a inexpressivas 3.000 horas.

Podemos afirmar que lâmpadas com menos de 5.000 horas de vida útil não chegam a ser economicamente viáveis.
Quando mais longa for sua vida útil, maior será a economia na substituição das lâmpadas incandescentes.

Vale a pena trocar lampadas fluorescentes tubulares por fluorescentes compactas ?

Não, pois as fluorescentes tubulares possuem praticamente a mesma eficiência das lâmpadas compactas.

É muito comum a utilização de lâmpadas fluorescentes tubulares de 20W ou 40W nas cozinhas das residências e garagens de condomínios.

Nestas situações a troca por uma fluorescente compacta não vale a pena, pois este tipo de lâmpada também economiza energia, quando comparamos com as incandescentes.

lampadas fluorescentes

lampadas fluorescentes

Estas lâmpadas consomem muita energia durante o acendimento, sendo assim não vale a pena apagá-la?

ERRADO. A lâmpada irá consumir um pouco mais do que ela consome apenas naqueles segundos iniciais de acendimento, e que mesmo assim é bem menor que as incandescentes.

Por que as lâmpadas fluorescentes compactas, quando acesas, demoram um pouco para atingir a quantidade de luz total?

Como ocorrem com todos os tipos de fluorescentes, elas necessitam de algumas dezenas de segundos para atingir a temperatura ideal de funcionamento, somente a partir daí e que estarão emitindo 100% da luz.

O acendimento frequente das lâmpadas fluorescentes compactas reduz sua vida útil ?

Sim, como todas as lâmpadas de descarga, incluindo-se as fluorescentes tubulares, vapor de mercúrio, vapor de sódio etc o número de acendimentos influencia a sua vida útil.

Para as fluorescentes, é definido em normas técnicas o seguinte ciclo de acendimento para determinação da sua vida útil: 2 horas e 45 minutos ligada e 15 minutos desligada.
Este ciclo se repete 24 horas por dia, e daí obtêm-se a vida útil destas lâmpadas. Se esta condição de acendimento for modificada fica muito difícil determinar precisamente a vida útil a ser alcançada pelas lâmpadas.

Do lado prático, o que podemos dizer é que se você for se ausentar do ambiente mais do que 15 minutos, vale a pena desligar estas lâmpadas.
Por estes motivos, não recomendamos a sua utilização em sistemas de minuterias, pois o número de acendimentos poderá ultrapassar 200 por dia, e ainda assim, a lâmpada ficará tão pouco tempo acesa que a economia de energia não será tão grande, não tendo assim uma relação custo/benefício viável quando comparada com a incandescente.

O mesmo pode-se dizer dos detectores de presença, instalados principalmente em garagens dos condomínios.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Lucas Lucas