O isolamento acústico da casa!

Escrito por

Isolamento térmico e acústico de coberturas – A lã !

 

 

 Lãs Minerais

Com propriedades térmicas e acústicas, as lãs minerais são fabricadas a partir de rochas basálticas especiais e outros minerais. Devidos às suas aracterísticas termo-acústicas atendem os mercados da construção civil, industrial, automotivo e eletrodoméstico entre outros.

 

Lã de Rocha

Feltros leves e flexíveis em lã de rocha basáltica, com características térmicas podem ser revestidos em uma das faces com uma folha de alumínio impermeável, proporcionando uma barreira contra a condensação superficial e a penetração de umidade no interior do isolante.

 

Lã de Vidro

Por ser um material fibroso, a lã de vidro é um dos melhores materiais para o tratamento acústico, podendo ser usada na isolação acústica, que é a construção de barreiras para evitar a transferência de uma onda sonora (ruído) de um ambiente para o outro ou na absorção acústica, que é um tratamento aplicado para melhorar a qualidade acústica dos ambientes.

Quando uma onda sonora entra em contato com a lã de vidro, ela é facilmente absorvida, devido à porosidade da lã. Além disso, ocorre uma fricção entre a onda e a superfície das fibras.

Essa fricção converte parte da energia sonora em calor, ou seja, a lã de vidro faz com que a energia sonora perca intensidade, o que resulta em um aumento de absorção ou da isolação sonora.

Tal fenômeno de absorção e fricção em conjunto não ocorre com outros materiais não-fibrosos.

 

APLICAÇÕES para isolamento termo-acústico de:

Dutos de ar condicionado

Tubulações

Equipamentos

Coberturas

Sobre forros

Dutos de exaustão para cozinhas industriais e restaurantes .

 

fonte: Isocel
fonte: GessoBrasil