Bombas Verticais – como devo fazer a instalação!

Escrito por

 

Bombas Verticais…

 Esquema Básico de Instalação série: VAS. (Dancor)

Bombas Verticais

Atenção : Fixar a tampa do motor antes de instalar a bomba, utilizando-se dos mesmos parafusos da caixa dos terminais de fixação do motor.

Montagem da Tubulação de Recalque

A tubulação deverá ter apoio próprio, para não exercer peso na bomba e seu ralo (modelos: 1050/1053/1060/1063) ficará assentado numa base cerca de 20cm do fundo do poço ou caixa coletora.

Essa bomba deverá ter resistência para sustentar o equipamento, mantê-lo na posição vertical e evitar a vibração do conjunto.
Os modelos 1101/1103 possuem uma base de apoio (placa base) que serve, simultaneamente, como tampa da caixa coletora e apoio da bomba.

• Observe todos os detalhes dos Esquemas Básicos de Instalação, principalmente quanto ao posicionamento da válvula de retenção na coluna.

• Os tubos rígidos utilizados na parte externa do esgotamento, podem ser substituídos por mangueiras ou mangotes resistentes em função do líquido (na instalação móvel).

Bombas Verticais :Funcionamento

Concluídas as instalações hidráulicas e elétricas, seguir os procedimentos:

1- Ligar o motor para verificar o sentido de rotação e desligar;

• Motor monofásico sai da fábrica com o sentido de rotação correto;

Motor trifásico: Caso o sentido de rotação estiver invertido (obsrve o sentido correto indicado pela seta), inverta a ligação de uma das fases;

Caso ocorra alguma falha no fornecimento de energia, principalmente quando se tratar de bomba trifásica, devido o retorno de energia, poderá ocorrer uma inversão de fase, com isso, invertendo o sentido de rotação do motor.
Neste caso, será necessária uma nova verificação do sentido de rotação.

Obs:A instalação de seu equipamento deverá ser realizada por um profissional especializado.

Bombas Verticais