Bombas de hidromassagem são essenciais para piscinas e banheiras – e costumam suscitar muitas dúvidas por parte de proprietários leigos. Reunimos as mais comuns e respondemos agora, a seguir.

O Que É e Como Funciona a Bomba de Hidromassagem

Bombas de hidromassagem tem o funcionamento semelhante às bombas d’água comuns. Porém são modelos mais simples, não trabalham em grandes alturas manométricas (altura para conduzir a água) e também não necessitam proporcionar grandes vazões.

Simplesmente por estarem instaladas diretamente nas banheiras de hidromassagem, são bombas que não exigem grandes potências. Portanto possibilitam serem fabricadas de forma geral com um material menos resistente.

Geralmente as bombas de hidromassagem tem o seu bocal de sucção desnivelado, mais abaixo do centro. Afinal isso impede que a água se acumule no seu interior.

Elas também podem ser autodrenante, o que impede, igualmente, o acúmulo de líquidos em seu interior.

Esses dois sistemas ajudam a evitar a manutenção constante deste equipamento.

Uma bomba de hidromassagem é uma bomba centrífuga auto aspirante. Isso significa que não exigem escorva, ou seja, retenção de uma quantidade de água na tubulação de sucção. Por isso são utilizadas no sistema de hidromassagem.

É interessante que essas saídas, ou bicos, fiquem em um pequeno espaço dentro da piscina para proporcionar a sensação de hidromassagem. Mas apesar da piscina ser grande as saídas da hidromassagem ficam instaladas em um lugar separado. Pois quanto menor ele for, maior é a sensação de hidromassagem.

1. Qual a potência ideal de bombas de hidromassagem em um sistema de seis saídas?

Uma potência de 1,5 CV (cavalo-vapor) pode alimentar até sete saídas. Mesmo assim sempre verifique as informações no catálogo dos fabricantes: normalmente indicam quantos bicos de hidromassagem podem ser alimentados.

Leve em conta o modelo da banheira, o formato, o diâmetro e seu material de fabricação. Outro ponto importante é a quantidade de pessoas que deseja acomodar no local.

2. Na margem da piscina existe apenas um respirador. Caso esta saída seja de acionamento pneumático, como posso garantir que o sistema produza borbulhas?

Se o caso é de um arejador regulável na margem da piscina, ele promove a mistura de água com o ar. Este é o sistema que produz o efeito de borbulhas e automaticamente aumenta a pressão nos jatos de hidromassagem.

O sistema de funcionamento da piscina com hidromassagem é o mesmo da banheira de hidromassagem. As informações referente ao sistema de hidromassagem da banheira podem ser aplicados à piscina.

A única forma de garantir que o sistema produza borbulhas é fazendo a instalação corretamente.

3. Onde devem ser instalados os canos que garantem a produção das borbulhas?

Se você observar, caso os bicos de hidromassagem não estejam instalados na sua piscina, eles possuem dois pequenos tubos com saídas e entradas.

encanamento-hidro2encanamento-hidro

 

 

 

 

O tubo marrom sai da bomba e alimenta os bicos. E a mangueira está ligada ao arejador que é controlado na borda da banheira, como mostra a foto:

arejador-manual
Arejador manual (giratório)

É claro que existem arejadores de vários modelos, marcas e de diversos tipos de acionamento. Os digitais, por exemplo. De forma geral são instalados no painel de acionamento junto com a bomba e o aquecedor.

Imagine que na figura abaixo se trata de uma piscina e não de uma banheira. A instalação final fica exatamente como mostra na figura.
Bombas de hidromassagem

É claro que os bicos injetores da piscina são agrupados em um pequeno espaço, em quanto o da banheira são espalhados por ela.

 

4. Existe a necessidade de chave contatora para instalar um interruptor em bombas de hidromassagem?

Não é necessário contatora pois é um tipo de relê que geralmente é utilizado para comandar acionamento de motores de grandes potências. O que geralmente não é o caso de piscinas com hidromassagem, basta utilizar um disjuntor chamado de monofásico.

Mas como seria calculada a capacidade deste disjuntor?

hidro-disjuntor

Com a potência e com a tensão de trabalho calcula-se a capacidade em ampere do disjuntor. Esse disjuntor é fundamental para o perfeito funcionamento da instalação

A tensão é de 127 v 1HP=1, 0138CV

Consideremos que 1cv é aproximadamente igual a 1hp. Considerando que 1 HP=745,7Watts, convertendo-se temos:
A potência da bomba é de 1,5 HP=1.118,55 watts
Fazendo uma conta simples e rápida, temos:
I=P/V (Corrente é igual à potência dividido por tensão), então temos:
I = 8,8 A
I = 8,8 A (ampere), aplicando 20% em cima deste valor, temos:
I = 10,56 A (Então você deve utilizar um disjuntor de 15 A amperes)

Este disjuntor é referente à proteção da instalação somente da bomba de hidromassagem.

É necessário verificar a potência do aquecedor, se houver e dimensionar uma proteção para ele também.