Dúvidas sobre instalação de Bombas de hidromassagem

Escrito por

Tenho um sistema hidromassagem na minha piscina, queria tirar algumas dúvidas.

1° O sistema possui seis saídas (bicos), qual a potência ideal da bomba (1 ou 1,5 cv)?

2° Na margem da piscina existe apenas um respirador. Caso esta saída seja de acionamento pneumático,como posso garantir que o sistema produza borbulhas ?

3° Onde devem ser instalados os canos que garantem a produção das borbulhas?

4° Como desejo instalar um interruptor existe a necessidade de chave contatora?

Respostas: 

Falar sobre hidromassagem é sempre muito interessante, então vou tentar esclarecer suas dúvidas ao máximo, de acordo com as informações que você me prestou.

Primeiro vamos definir o que é uma bomba de hidromassagem, essas bombas tem o funcionamento semelhante às bombas d’água comuns, porém são modelos mais simples, não trabalham em grandes alturas manométricas (altura para conduzir a água) e também não necessitam proporcionar grandes vazões simplesmente por estarem instaladas diretamente nas banheiras de hidromassagem, são bombas que não exigem grandes potências possibilitando assim serem fabricadas de forma geral com um material menos resistente.

Geralmente as bombas de hidromassagem tem o seu bocal de sucção desnivelado (mais abaixo do centro) impedindo que a água se acumule no seu interior ou a bomba de hidromassagem também pode ser autodrenante (impede o acúmulo de líquidos em seu interior), esses dois sistemas ajudam a evitar a manutenção constante deste equipamento.

As bombas de Hidromassagem são Bombas Centrífugas Auto Aspirante o que quer dizer que não necessitam de escorva (retenção de uma quantidade de água na tubulação de sucção) por isso são utilizadas no sistema de hidromassagem.

piscina-hidro

 

Em primeiro lugar é interessante que essas saídas (bicos) fiquem em um pequeno espaço dentro da piscina para proporcionar a sensação de hidromassagem, observe na figura abaixo que apesar da piscina ser grande as saídas da hidromassagem ficam instaladas em um lugar separado, pois quanto menor ele for, maior é a sensação de hidromassagem.

Qual é a melhor Bomba ?

Em relação à potência da bomba, geralmente no catálogo do fabricante da bomba vem informando quantos bicos de hidromassagem ele pode alimentar, porém eu posso te indicar uma marca ao qual eu utilizo e estou muito satisfeito, que é a bomba centrífuga auto- aspirante para Hidromassagem Dancor com a potência de 1,5 cv (cavalo vapor), no seu caso você tem algumas possibilidades de escolha, como:

bomba-hidro bomba-hidro2 Bombas de hidromassagem

 

 

Você pode utilizar qualquer um desses três modelos desde que a sua potência seja de 1,5 cv (cavalo vapor) que geralmente consegue alimentar até sete saídas, ou seja, uma saída a mais além do que você precisa.

Todos esses modelos estão disponíveis para a tensão de 127 v (volts) ou para voltagens superiores.

Resposta 2° e 3°: 

Na verdade pelo que entendi acho que o que tem na margem da piscina é um arejador regulável, este arejador promove a mistura de água com o ar, é este sistema que produz o efeito de borbulhas e automaticamente aumenta a pressão nos jatos de hidromassagem.

OBS: É importante informar que o sistema de funcionamento da piscina com hidromassagem é o mesmo da banheira de hidromassagem, sendo assim usarei algumas informações referente ao sistema de hidromassagem da banheira que claro pode ser copiado na piscina.

A única forma de garantir que o sistema produza borbulhas é fazendo a instalação corretamente, se você observar, caso os bicos de hidromassagem não estejam instalados na sua piscina, eles possuem dois pequenos tubos com saídas e entradas :

encanamento-hidro2encanamento-hidro

 

O tubo marrom sai da bomba e alimenta os bicos e a mangueira está ligada ao arejador que é controlado na borda da banheira, como mostra a foto :

arejador-manual

Arejador Manual (giratório)  

 

É claro que existem arejadores de vários modelos, marcas e de diversos tipos de acionamento, como digitais por exemplo, de forma geral instalados no painel de acionamento junto com a bomba e o aquecedor.

Imagine que na figura abaixo se trata de uma piscina e não de uma banheira, a instalação final fica exatamente como mostra na figura, é claro que os bicos injetores da piscina são agrupados em um pequeno espaço, em quanto o da banheira são espalhados por ela:

Bombas de hidromassagem

 

Instalação Banheira Hidromassagem (Piscina Pequena)

Resposta 4°:

Não é necessário contatora, pois a contatora é um tipo de relê que geralmente é utilizado para comandar acionamento de motores de grandes potências, o que geralmente não é o caso de piscinas com hidromassagem, basta utilizar um disjuntor chamado de monofásico.

Mas como seria calculada a capacidade deste disjuntor?

hidro-disjuntor

Com a potência e com a tensão de trabalho calcula-se a capacidade em ampere do disjuntor, este disjuntor é fundamental para o perfeito funcionamento da instalação, vejamos como calcular a capacidade do disjuntor:

A tensão é de 127 v

OBS:
Consideremos que 1cv é aproximadamente igual a 1hp        1HP=1, 0138CV
Considerando que 1 HP=745,7Watts , convertendo-se temos :
A potência da bomba é de 1,5 HP=1.118,55 watts
Fazendo uma conta simples e rápida, temos:
I=P/V (Corrente é igual à potência dividido por tensão), então temos:
I = 8,8 A
I = 8,8 A (ampere), aplicando 20% em cima deste valor, temos:
I = 10,56 A (Então você deve utilizar um disjuntor de 15 A amperes)

OBS: Este disjuntor é referente à proteção da instalação somente da bomba de hidromassagem.

É necessário verificar a potência do aquecedor, se houver e dimensionar uma proteção para ele também.