Como fazer a instalação de bomba d’água com automático para poço distante?

Escrito por

 

Em uma propriedade tem uma bomba anauger 900, istalada em um poço comum tipo cisterna com tensão de 220V.

Ela fica mais ou menos a uns 50 metros da propriedade e a chave de acionanamento fica perto dela.

Gostariamos de instalar as boias automáticas tanto dentro do poço como na caixa de agua e além disto gostariamos de colocar um disjuntor para liga-la caso uma das boias dê problema, pois a propriedade fica longe da cidade e corre-se o risco de ficar sem água.

Qual a maneira correta de ligar estes disjuntores e se pela distância há necessidade de colocar um contator e qual devo usar ?

Creio ser esta bomba d’agua a que você se refere.
Pelo visto é uma bomba de submersão (tipo bomba sapo – como é conhecido em muitos lugares).

 

 

 

 

 

- Sobre o Disjuntor de Proteção
Você não confirmou que existe disjuntor de proteção instalado, se é assim, é IMPRESCINDÍVEL a colocação de um disjuntor termomagnético bipolar de acordo com a rede elétrica de 220 volts.

- Da chave de acionamento da bomba
Como você citou, existe apenas uma chave para o acionamento da bomba.
Isto pode causar grande prejuízo caso venha acontecer do nível da água da cisterna estar muito baixo a ponto da bomba não conseguir bombear água para a caixa d’água.
Ela trabalharia em seco, causando aquecimento e sua queima, pois é a água que resfria a bomba por completo estando ela submersa.

- Instalação das Boias de Nível Automáticas
Caso você queira colocar Boias de Nível Automáticas, você tanto pode instalar uma Chave Magnética (contactor) ou não, mesmo com comando a distância.
A diferença está na corrente de trabalho da Bomba (em AMPÈRES), e no gasto com material devido à distância que você calcula em 50 metros.

De acordo com a tensão elétrica informada por você que é de 220 volts, e sendo a potência da bomba de 450 watts, a corrente de trabalho da bomba é somente de 2,04 ampères.

Isso é muito bom, pois facilita a instalação das boias automáticas sem a necessidade de contactor, pois a corrente em ampères é muito baixa.

Para isso você só precisa de uma chave de reversão instalada na saída da rede em direção à bomba.
Creio eu que a rede elétrica parte da casa em direção à bomba.
Sendo assim fica fácil você comandar a bomba em automático através das boias ou manualmente, sem precisar ir até a bomba.

O ideal é você dispor de um profissional eletricista para executar esse trabalho, pois é preciso experiência em eletricidade para a execução deste sistema elétrico.

- Tipos de chaves reversoras

 

As boias de nível automático podem ser para 10 ampères, e a chave de reversão pode ser do tipo lamina ou faca, que é mais em conta no preço, desde que ela fique em local protegido e fechado, para evitar que alguém leve choque ao manuseá-la.

O disjuntor termomagnético bipolar pode ser para no máximo 10 ampères, pois abaixo disso é difícil encontrar no mercado de materiais elétricos.

 

- Diagrama Eletrico