Impermeabilização de Paredes: Evite Infiltrações

Escrito por

A impermeabilização de paredes é fundamental para evitar infiltrações. Saiba o que fazer dependendo do tipo de superfície que você tem: tijolo aparente, reboco, encostas e outros.

Aprenda a Impermeabilizar Tijolos Aparentes

Os tijolos aparentes são porosos; logo, permeáveis e absorventes. Por isso precisam ser protegidos. Sem uma camada de proteção, ocorre a penetração de umidade, passando para o lado interno da parede.

Para impermeabilizar a parte externa, é necessário a aplicação de base de resinas acrílicas. Quando à base de solvente, ela é indicada para uso em áreas externas, já que é impermeável e de alta resistência à radiação ultravioleta.
No entanto é necessário o uso de um fundo selador, também acrílico: isso evitará que o tijolo absorva demais a resina, o que escureceria a superfície.

parede de tijoloO selador serve, também, para melhorar a aderência da resina ao tijolo, evitando descascamento e escamações futuras. Ao secar, ele forma uma película que não é atacada pela água nem pelos agentes agressivos da atmosfera.

Evite resinas acrílicas com adição de estireno: elas não são recomendadas em áreas externas.

Tijolos com rejuntamentos profundos e retos não permitem a aplicação do selador e da resina de maneira uniforme em toda a sua área interna. Consequentemente, nos pontos de rejuntamento onde houver falha no revestimento haverá infiltração de umidade.
Já os rejuntamentos côncavos e rasos proporcionam uma película homogênea, sem solução de continuidade, garantindo uma melhor impermeabilização;

Tanto a resina quanto o selador podem ser aplicados com rolo, na face externa do tijolo e com uma trincha nas partes de rejuntamento.

Outra solução para impermeabilizar o tijolo aparente externo é o uso de base de silicone, um isolante poderoso.

A aplicação deve ser feita com um tipo de pulverizador similar aos utilizados na agricultura ou dedetização. Ele permite a aplicação da solução de silicone mesmo em rejuntamentos profundos, o que não é possível com o sistema acrílico.
Devem ser aplicadas duas demãos ao ponto de escorrimento com intervalo mínimo de oito horas. A concentração de 6% é a mais apropriada para um tratamento eficiente.

As aplicações com trincha, pincel ou rolo não são indicadas.

Pintura Impermeável para Reboco Externo

A superfície deve estar ligeiramente úmida e limpa, isenta de pó. Eventuais trincas devem ser tratadas previamente.
Em seguida, aplique um revestimento impermeável para superfícies cimentícias e rebocos, como o Vedajá. Utilize uma broxa ou trincha, e 2 a 4 demãos cruzadas. Faça um intervalo de aproximadamente seis horas entre as demãos.

As paredes tratadas podem receber qualquer tipo de revestimento, exceto pintura à base de solvente. Não aplique sob sol intenso.

Uma versão mais elástica e em cores é a Vedapren Parede. Aplicar com rolo, broxa ou trincha, em duas a quatro demãos. Diluir a primeira demão em até 10% de água e aplicar as demais puras, em intervalo de 6 horas entre as demãos.

Se você não encontrou a cor desejada de Vedapren, aguarde no mínimo cinco dias após a aplicação para pintar com tinta látex ou acrílica.

Impermeabilizando Paredes de Encosta

Sobre a alvenaria ou concreto, chapiscar com cimento: areia (1:2) e amolentar a mistura com o produto Bianco: água (1:2) até obter a consistência desejada.
Rebocar com argamassa cimento: areia (1:3), utilizando 2 litros de Vedacit/ saco de cimento (50kg). Repetir chapisco e reboco.

Após a completa secagem da argamassa de reboco e superfície limpa, sem poeira, aplicar com trincha ou broxa duas demãos de Neutrol ou Neutrolin na parte da parede que ficará enterrada.

Como Impermeabilizar Parede Interna com Umidade, com Solo Encostado na Parede Externa

Remover o revestimento e aplicar o VEDAJÁ com broxa ou trincha na alvenaria, na forma de pintura, em 2 e 3 demãos, obedecendo intervalo de aproximadamente 6 horas entre elas.

Chapiscar com cimento: areia (1:3), amolentar a mistura com Bianco: água (1:2), até obter a consistência desejada.
Rebocar com cimento: areia (1:3), utilizando 2 litros de Vedacit/ saco de cimento (50kg). Repetir chapisco e reboco.

Impermeabilizando Parede Externa Úmida Sem Reboco

casa tijolosFaça reboco com cimento: areia (1:3), utilizando 2 litros de Vedacit/ saco de cimento (50kg). Após secagem total da argamassa de reboco, superfície estando limpa e isenta de poeira.

Aplicar o Vedajá com broxa ou trincha, em 2 a 4 demãos cruzadas, obedecendo intervalo de, aproximadamente, 6 horas entre as demãos. As paredes tratadas podem receber qualquer tipo de revestimento, exceto pintura á base de solvente. Não aplicar sob sol intenso.

Outra alternativa é fazer reboco com cimento: areia (1:3), utilizando 2 litros de Vedacit/ saco de cimento (50kg). Após secagem total da argamassa de reboco, com superfície sempre livre de poeira, aplicar com rolo, trincha ou broxa, em 2 a 3 demãos do Vedapren Parede.

Diluir a 1ª demão em até 10% de água. Aplicar as demais puras, em intervalo de 6 horas entre as demãos. O produto pode ser pigmentado ou, 5 dias após a aplicação de última camada, receber tinta látex ou acrílica.