Cúpula ou Domo

Uma cúpula, também conhecida como domo, é uma abóbada arredondada.

Ela pode ser cúpula alta, que proporciona o efeito de um alcance maior de iluminação e altura da edificação, e cúpula baixa, de menor aproveitamento da luz.

Claraboias

iluminacao-claraboiaEstrutura horizontal de iluminação zenital. Ela tende a favorecer um maior aumento da temperatura interna: portanto, deve ser bem estudada.

Sua versão tubular consiste numa espécie de domo com tubos reflexivos. Eles conduzem a luz externa até o ambiente que precisa da iluminação.

Recomendado para construções com maior profundidade.

Lanternins

iluminacao-lanterninsO lanternim é uma das aberturas de coberturas que melhor promove a ventilação do ambiente interno, ajudando a controlar temperaturas mais altas.

Ele permite a renovação contínua do ar.

No Brasil, sua orientação mais indicada é a norte-sul.

Iluminação Zenital: Cuidados

domoA iluminação zenital, seja do tipo que for, deve sofrer constante manutenção por meio da limpeza de seus vidros. Isso porque o acúmulo de poeira reduz a eficiência da transmissão de luz para o ambiente interno.

Como são mais difíceis de limpar do que janelas laterais, contrate sempre mão-de-obra especializada.

Na hora do planejamento da edificação, vale lembrar que a luz direta proveniente de átrios, domos, claraboias, sheds e lanternins não deve incidir diretamente sobre locais de trabalho.

O ideal é que a luz se concentre em áreas de circulação, e não de permanência prolongada de indivíduos.

Parte de uma iluminação zenital de sucesso se deve ao seu correto envidraçamento. A vidraça deve ser o mais translúcida possível e, ao mesmo tempo, forte o suficiente para aguentar uma chuva de granizo.

Em termos de economia de energia, vale lembrar que é necessário deixar a luz natural entrar – mas não a ponto de aquecer demais o ambiente e obrigar o uso intensivo de ar condicionado.