Iluminação Natural Zenital: Tipos

Escrito por

Uma das formas mais populares de aproveitamento da luz natural na arquitetura é a iluminação zenital. Ela se caracteriza por aberturas localizadas na cobertura de uma casa ou outro tipo de edificação.

A iluminação zenital costuma proporcionar uma entrada mais uniforme de luz externa, complementando ou até mesmo dominando aquela oferecida pelas janelas laterais.

Na verdade, se o espaço precisa destinar as paredes para outros fins (como é o caso de museus e galerias de arte, com muitos quadros pendurados), a iluminação zenital é ainda mais relevante.

Esse tipo de recurso é muito utilizado na bioarquitetura, que utiliza ao máximo os recursos naturais na hora de projetar um imóvel.

Quando e Como Usar a Iluminação Zenital

iluminacao-zenital-quartoA iluminação na arquitetura do tipo zenital é indicada para ambientes amplos, bem espaçosos.

Uma das formas mais simples de instalar uma iluminação zenital num telhado já existente é utilizar telhas de vidro.

No caso de telhas de barro ou fibrocimento, retire algumas até chegar a um metro quadrado e, a partir dali, suba uma nova estrutura transparente a 50cm da superfície do telhado.

No entanto, o ideal é que ela seja prevista ainda na planta. Isso permite variações mais sofisticadas e eficientes da zenital. Então, algumas medidas devem ser levadas em consideração.

Se o objetivo principal da abertura zenital for mesmo a iluminação, a abertura deverá ter cerca de 15% da área do ambiente. Esse limite leva em consideração o controle do aquecimento proporcionado pelos raios solares diretos.

Caso a intenção seja a ventilação, a esquadria deve ter 8%, no mínimo, da área.

A orientação da edificação também conta, e muito. No hemisfério sul, as construções devem estar voltadas para o norte. Assim, receberão mais luz.

O tipo de piso instalado num imóvel com abertura zenital é de suma importância. Escolha aqueles que refletem os raios solares, a fim de ampliar ainda mais a luminosidade que entra. Pisos claros que não esquentam são os ideais.

Uma forma de controlar a entrada de luz (e consequente aquecimento) nos horários de maior incidência solar é instalando persianas, cortinas ou brises na abertura.

Tipos de Iluminação Zenital

A iluminação zenital pode ser projetada em diferentes formas e estruturas.

Sheds

iluminacao-shedA iluminação zenital em shed se conjuga com telhados em formato de dentes de serra, ou seja, de inclinações e verticalidades envidraçadas.

A estrutura desse tipo de telhado deve ser bem elaborada: para facilitar a iluminação e a ventilação, devem ser utilizados caixilhos. Isso impedirá a entrada de chuvas.

No Brasil, o shed é mais eficiente quando voltado para o sul. Ele é bastante empregado em fábricas.

Átrio

iluminacao-atrio

O átrio é a melhor opção de abertura zenital numa edificação de vários andares. Ele fica no centro da cobertura e possui formato piramidal.

Átrios são bastante comuns no projeto de edifícios comerciais.