Contator comandado com botão liga desliga

Escrito por

Para a ligação de uma bomba eu posso colocar um contator comandado com botão liga desliga, para garantir uma melhor proteção do sistema?

É importante que se saiba algumas informações sobre o uso de um contator, para melhor aproveitamento da sua instalação. O contator é um equipamento eletromecânico que permite, a partir de um sistema de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. O contator possui uma bobina de campo magnético que atua de forma conjunta com a parte fixa do contator, proporcionando assim o acionamento da parte móvel do contator.

Alguns tipos de equipamentos, principalmente os de alta potência e corrente, impedem que disjuntores comuns e interruptores sejam usados na instalação para o seu controle. No caso de bombas de piscina, isso não acontece, pois, a potência e corrente envolvida é consideravelmente baixa. Porém isso não impede que você instale um contator neste sistema. É preciso levar em consideração que os contatores têm um preço mais elevado em relação aos interruptores e disjuntores, isso na verdade pode encarecer a instalação. Vantagem em se instalar um Contator em uma bomba de piscina

1 – Acionamento á distância

Contator (Contactor) magnético

Contator (Contactor) magnético

Com a instalação de um contator você pode acionar a bomba á distância, mesmo que o contator esteja instalado próximo à bomba, o que não seria possível com um disjuntor ou interruptor.

2 – Grande vida útil

Um contator possui uma vida útil muito mais elevada que um disjuntor ou interruptor, proporcionando assim uma necessidade mínima de manutenção, o que o torna um equipamento muito utilizado em instalações.

Botão Liga-Desliga

Você pode utilizar uma botoeira com botão de comando duplo liga desliga como mostra a figura baixo, isso deixará a sua instalação muito mais segura, pois, a botoeira não permite que fios fiquem expostos.