Problema com a bomba de água: a água retorna para a rua!

Escrito por

A bomba funciona mas a água retorna para a rua e não enche a caixa !

 

Em todas as instalações onde temos a necessidade de instalar uma motobomba, o ideal é que na tubulação de recalque (tubulação que conduz a água até o reservatório) seja instalada uma válvula de retenção, pois esta válvula retém a água da tubulação vertical, evitando um esforço maior da bomba e também o retorno da água para o ponto de origem.

Esquema de Instalação de Válvulas de Retenção

Problema com a bomba de água

Problema com a bomba de água

Observe que a válvula de retenção é instalada após o registro, onde o registro é instalado após uma conexão chamada união, a união serve para desmontagem da tubulação no caso de necessidade de se realizar manutenção na instalação, pois, se não houver a união, haveria a necessidade de cortar a tubulação ocasionando assim um trabalho desnecessário e um gasto a mais para o proprietário.

O registro serve também como um recurso de emergência, para interromper o fluxo de água na rede.

No caso da sua instalação, fiz um dimensionamento e verifiquei que a sua motobomba com potência de 4cv (cavalo vapor) está está dimensionada corretamente para a altura ao qual o seu reservatório se encontra, ou seja, o problema na sua instalação não é na bomba e sim na instalação.

No caso da sua instalação, acredito que o problema seja justamente a falta de válvulas de retenção, pois , quando você ligar uma bomba e a outra não tiver instalada uma válvula de retenção e se houver um registro e ele não estiver fechado , haverá um retorno de água para a rede de água da concessionária, pois, a água procura o caminho mais curto para ser conduzida.

Para resolver o problema siga o esquema anterior e instale válvulas de retenção nas tubulações de saída de cada bomba após o registro e ai sim após a válvula de retenção você pode interligar a tubulação das bombas e você verá que o problema estará resolvido.

Quando você ligar uma das bombas, a válvula de retenção não permitirá a passagem da água e toda a água será conduzida para o reservatório superior (caixa d’água), aproveitando assim toda a pressão fornecida pela potência da bomba.

Válvula Retenção Metal

Problema com a bomba de água - valvula retencao

OBS: Preste a atenção no sentido de fluxo da válvula de retenção, pois, se instalada no sentido errado, ele não permite a passagem da água para o reservatório.

Seta Sentido de Fluxo

Problema com a bomba de água - valvula retencao

 

Fazendo essas modificações, acredito que o seu problema estará resolvido.