Reatores Eletromagnéticos – Primeiro Conceito de dispositivo de acendimento de lâmpadas de descarga em geral, composto de um núcleo de ferro, conjugando várias lâminas de silício e bobinas de fio de cobre esmaltado, revestidos em alguns casos nas áreas livres internas com resina de poliéster.
Processos existentes de acendimento para lâmpadas fluorescente:
Convencional com starter e o Partida Rápida.
Processos existentes de acendimento para lâmpadas de descarga de alta intensidade
Com ignitor, dispositivo auxiliar, e Sem Ignitor, usando eletrodo de partida interno da lâmpada.

Reatores Eletrônicos – Conceito mais moderno de dispositivo de acendimento de lâmpadas de descarga em geral, composto basicamente por componentes eletrônicos tipo: diodos; resistores; capacitores; transistores; filtros; fusíveis; varistores entre outros.
Principais vantagens: São silenciosos; mais compactos; mais leves; emitem menos calor no ambiente, consomem menos energia e possuem vida útil elevada. Atenção ! Esta tecnologia deve incorporar, preferencialmente, alto fator de potência > 0,92; distorção harmônica < 33% para prevenir interferências de rádio frequência e dispositivo de proteção contra surto de tensão.
As tecnologias disponíveis para reatores eletrônicos são basicamente: Bivolts, sem dispositivos avançados; Monovolts, com dispositivos otimizados; Multivolts, com estabilização para flutuações de tensão do circuito; ou que assimilam oscilações intensionais por meio de dímeres regulando fluxo luminoso.

Refletância – É a razão entre a luz refletida e a luz incidente, também conhecida como fator de reflexão. As luminárias com refletores de alto rendimento utilizam este princípio para ampliar sua eficiência.

Refletor – Dispositivo destinado a modificar a distribuição espacial de um fluxo luminoso emitido por uma fonte de luz, essencialmente por meio do fenômeno de reflexão.

Reflexão – Retorno de radiação por uma superfície sem modificação da frequência dos seus componentes monocromáticos.

Reflexão Difusa – Difusão por reflexão na qual, sob escala monocromática, não há reflexão regular.

Reflexão Especular – Reflexão sem difusão, de acordo com as leis de reflexão óptica, como num espelho.
Fenômeno encontrado em luminárias com refletores de alto brilho que ampliam o rendimento do conjunto óptico de uma luminária.

Refração – Mudança na direção de propagação de uma radiação, causada por variações de sua velocidade de propagação, quer através de um meio oticamente heterogêneo, quer ao atravessar a superfície de separação de dois meios diferentes.
Não confundir com reflexão.

Relé Fotelétrico – Dispositivo de controle de iluminação pública e externa que opera por comutação de contatos comandados pelo acionamento de uma célula fotelétrica. Este dispositivo contribui para a conservação de energia, pois automatiza a operação de pontos de luz dentro de um nível pré determinado.

Rendimento de uma Luminária – Razão entre o fluxo luminoso total emitido pela luminária, medindo em condições práticas especificadas e suas lâmpadas e equipamentos auxiliares apropriados, e a soma dos fluxos luminosos das lâmpadas funcionando fora da luminária com os mesmos equipamentos.
Para obter rendimento ótimo, esta medida tem que se aproximar o máximo possível da soma dos fluxos nominais de catálogo das lâmpadas.
OBs: Luminárias de baixo rendimento podem provocar perdas de fluxo luminoso de até 60%.

Reprodução de Cores – A cor de um objeto é determinada pela reflexão de parte do espectro de luz que incide sobre o o mesmo. Isto significa que uma boa reprodução de cores está diretamente ligada a qualidade da luz incidente, ou seja, à equilibrada distribuição das ondas constituintes do seu espectro.
O referencial tomado é a luz solar.

Retrofit – Processo de substituição de um sistema de iluminação por um outro alternativo mais eficiente. Pode incorporar a troca de luminárias, reatores e lâmpadas que vão compor um novo projeto luminotécnico. Além de agregar maior eficiência energética, outros ítens são contemplados, tais como: nível de iluminância adequado, atendendo as normas da ABNT; menor carga térmica no ambiente, aliviando também o consumo do ar condicionado; melhor reprodução de cores do ambiente; menor nível de ofuscamento e maior conforto visual; menor nível de ruído e cintilação do conjunto, devido o uso de reatores eletrônicos.
A escala de economia é variável, mas atinge valores da ordem de 60%, mesmo substituindo lâmpadas fluorescentes por outras também fluorescentes, porém de tecnologia mais avançada e até 87% em se tratando de troca de incandescentes.

S / T / U

Sanca / Cornija / Sanefa – São sistemas de iluminação por reflexão difusa de baixo rendimento, fixadas nos centímetros finais das paredes próximo ao teto, utilizados para realçar ambientes.
Sanca, consiste numa espécie de canaleta de gesso onde são acomodadas as lâmpadas, com abertura para cima disposta para criar uma faixa de iluminação refletida no teto.
Cornija, se configura por um anteparo paralelo a parede, utilizando o teto entre o anteparo e a parede para fixação das lâmpadas, criando um efeito chamado wallwashing sobre a parede.
Sanefa, se apresenta como um misto das duas soluções, produzindo tanto a reflexão difusa pelo teto quanto pela parede.
Nas três soluções deve-se atentar para que as cores do teto e parede sejam em tons claros. Evitar cores esmaltadas, brilhantes ou cintilantes, principalmente se for escolhido o branco para não provocar ofuscamento visual.

Seccionamento – Ação destinada a interromper a alimentação de toda ou de uma parte determinada de uma instalação elétrica, separando-a de qualquer fonte de energia elétrica, por razões de segurança.

Sensor – Transdutor de sinais elétricos que converte um sinal de qualquer espécie em um sinal elétrico.
Ex: Os sensores de presença captam movimentos e acionam o circuito de iluminação a que estam conectados. Na ausência de movimentos à partir de um dado período programado, é desacionada a iluminação contribuido para a conservação de energia.

Spot – Expressão do inglês que significa local, região, mancha, ponto ou lugar. Muito utilizada para definir luminárias de luz focalizada direcional. Utiliza fixação direta em laje, ou mesmo em forros, ou também em trilhos e cordoalhas energizadas.

Starter – Dispositivo de acendimento conjugado com reator eletromagnético de partida convencional, para algumas lâmpadas fluorescentes, que assegura o preaquecimento necessário dos eletrodos e que, em combinação com a impedância série do reator, provoca um surto na tensão para dar partida nas lâmpadas.