Geradores de Energia para Sítios e Propriedades Rurais

Escrito por

Os geradores de energia são essenciais em fábricas, hospitais, laboratórios e diversos outros estabelecimentos e segmentos que não podem correr o risco de ficar com o fornecimento de eletricidade interrompido por alguma razão.

Eles também são muito utilizados em residências que sofrem com oscilações frequentes e bruscas de eletricidade. Para pequenos sítios e propriedades rurais, estes aparelhos são considerados indispensáveis.

Isso porque eles auxiliam na distribuição da energia, melhorando a estabilidade da iluminação local, no aquecimento e refrigeração, e no funcionamento de motores e outras máquinas elétricas, garantindo que a produção não pare e nem seja perdida.

Conheça alguns recursos complementares ou alternativas para conseguir usufruir da energia elétrica em sítios e pequenas propriedades rurais.

Gerador à Gasolina

O gerador à gasolina é um dos tipos mais procurados por funcionar com um combustível muito acessível e que todos sabem manipular.

É mais indicado para uso esporádico uma vez que a gasolina sai mais caro que um motor por exemplo, a diesel.

Os geradores a gasolina podem ser encontrados em várias potenciasconseguindo suprir diferentes necessidades, até mesmo aquelas que requerem alta capacidade energética.

Gerador à Diesel

gerador à diesel

Os modelos de geradores movidos à diesel  são mais indicados para propriedades rurais que possuem necessidade frequente de abastecimento de energia.

São mais potentes do que os geradores à gasolina, e oferecem o melhor custo-benefício ao consumidor, já que o diesel é mais barato, fácil de encontrar e sua manutenção mais simples.

Geradores movidos a Gás e Biodigestor

Em propriedades onde há produção de gás, com o auxílio de um biodigestor, ele se torna a maneira mais econômica de se obter uma fonte alternativa de energia elétrica.

Desta forma, também é possível adequar a quantidade produzida de acordo com a necessidade da sua produção e residência, sem causar desperdícios.

Sítios e Propriedades Rurais com Hidrelétrica

roda d´águaAté propriedades menores, que tenham pequenos lagos, podem ter sua própria fonte de energia elétrica com a ajuda da água.

Mesmo as quantidades mais baixas de água conseguem ser fontes renováveis e sustentáveis.

A roda d’água, muito usada no Brasil, é um exemplo clássico de geração de energia em áreas remotas.

O volume de vazão de água é que irá definir a capacidade de produção de energia.

Termoelétrica: Fonte alternativa de energia

Funcionando a partir de vapor e a liberação de calor, a termoelétrica consegue desempenhar um serviço a partir de sólidos encontrados nas propriedades, como madeiras e outros resíduos.

Esta fonte de energia é conhecida por sua eficácia. Sua desvantagem, entretanto, é a emissão de gases que colaboram com o efeito estufa.

Instalação de Geradores em Sítios, Fazendas e Propriedades Rurais

gerador a gasolinaInstalar corretamente um gerador de energia depende de alguns fatores.

Um deles é a quantidade de aparelhos e qual a demanda de energia necessária para atendê-los.

É fundamental levar em conta a soma da amperagem e a voltagem dos equipamentos a serem atendidos.

Escolher o sistema de fiação correto requer o auxílio de um profissional qualificado pois a bitola do fio a ser usada depende da capacidade gerada e da distancia entre o gerador e o aparelho que irá receber a energia.

Geradores movidos a combustível, são altamente inflamáveis,e requerem um manuseio cuidadoso para que não haja riscos de incêndios ou outros acidentes.

Vale lembrar que, por tratar de eletricidade, o mais indicado é contratar os serviços de profissionais qualificados especializados em geradores ou um eletricista a fim de auxiliar nesta tarefa, sem no entanto deixar de ler muito atentamente as instruções do fabricante.