Para que uma grande parede da sala não fique vazia, tornando o design de interiores enfadonho, é necessário decorá-la. E a galeria na parede é muito popular e, além disso, possui muitas opções de localização de elementos decorativos na parede, o que permite mostrar a sua imaginação criativa e criar uma composição única.
Para formar uma galeria, via de regra, tais objetos de arte são utilizados como pinturas, diversos pôsteres, fotografias, painéis que podem ser colocados na parede de diferentes maneiras.
Os quadros na galeria podem se pendurar em fileiras uniformes ou caoticamente, e também ter uma colocação simétrica ou assimétrica.
A aparência da galeria dependerá muito do mobiliário geral do interior e de seu estilo. Além disso, a composição pode consistir em objetos do mesmo tipo, por exemplo, apenas fotografias ou pinturas, ou ser combinada a partir de diferentes itens de decoração.
Seleção e composição do local
Você pode colocar a galeria em qualquer seção livre da parede. No entanto, você precisa pensar sobre o número de imagens e seu tamanho com antecedência, para que a composição se encaixe harmoniosamente no lugar certo, e os elementos não precisem ser colocados próximos uns dos outros ou criar “lacunas” muito grandes entre eles.
Meça a área livre e faça alguns esboços da futura galeria no papel ou em um editor gráfico.
Uma galeria pode até consistir em um pequeno grupo de imagens, mas geralmente não deve ser inferior a quatro telas. O número máximo é limitado apenas pelo espaço livre na parede selecionada e sua imaginação.
Certifique-se de pensar sobre o layout. A composição terá um elemento central maior que os demais? Ou todos os objetos terão o mesmo tamanho? Layout perfeitamente simétrico com preenchimento igual ou assimetria relaxada?
- Leia também: Como pendurar quadros sem furar a parede.
Estilo e ideias
Depois que o local for determinado, você pode prosseguir para a seleção do tema da galeria.
Essa etapa desempenha um papel importante, pois a tarefa da galeria é criar um determinado clima, estilo, e não apenas ocupar um espaço vazio com imagens.
Concentre-se no que você gosta, mas não se esqueça do estilo do seu interior. Por exemplo, é improvável que as telas clássicas tenham uma aparência harmoniosa em um estilo moderno como o escandinavo.
1. Esquema de cores
Pode ser construída com base no princípio da harmonia ou com base no contraste. No entanto, em qualquer caso, as cores devem sobrepor-se às tonalidades principais do interior.
As composições monocromáticas parecem espetaculares, onde uma certa tonalidade é claramente traçada.
- Veja também: Como Comprar Quadros Online: Dicas para Dar Certo
2. Decoração volumétrica
Quem disse que uma galeria de parede só pode ser composta por pinturas, desenhos ou fotografias? Painéis volumétricos, placas decorativas podem ser perfeitas, sendo assim, dê asas à sua imaginação e não tenha medo de experimentar.
3. Alinhamento
Composição na forma de um quadrado ou retângulo regular, alinhamento de elementos ao longo da linha superior ou inferior (essas opções para posicionar elementos parecem bem pensadas e elegantes).
4. Tema geral
Quer usar mais cores, mas manter a integridade? Que os elementos sejam unidos por um tema comum, sejam lindas flores, retratos, paisagens ou abstrações.
Seleção de quadro da galeria
Enquadrar itens da galeria é essencial. A moldura funciona para criar um estilo geral.
Escolha um tom com base nas cores dominantes de pinturas e fotos. Se você estiver usando telas multicoloridas e brilhantes, é melhor ficar com molduras de uma cor mais neutra e calma.
É igualmente importante manter a homogeneidade do material. Ferro não combina com madeira, plástico. Ao escolher os quadros, mantenha um estilo, caso contrário, isso afetará a integridade da composição.
Ao escolher uma moldura, preste atenção a:
- A combinação do material e da cor da moldura com a parede na qual será suspensa;
- Harmonia da moldura e do objeto que ela irá enquadrar. Não deve desviar a atenção da imagem;
- Configuração do produto. A galeria pode incluir molduras de formas diferentes, mas devem ser combinadas entre si.
A escolha de uma paleta monocromática ajudará a simplificar a tarefa. Ao criar uma composição simétrica, a espessura das molduras não deve ser diferente, mas se você quiser brincar com a assimetria, as pinturas podem ser de tamanhos diferentes e as próprias molduras tem espessuras diferentes.
Este parâmetro depende do estilo da sala e da composição: por exemplo, para design moderno é melhor usar opções finas ou apenas vidro, e as molduras grossas são adequadas para clássicos.
- Veja também: Como Fazer Molduras de Quadros: Vídeos e Passo a Passo