GABARITO – Marcação feita com fios nos limites da construção antes do início das obras. O encontro de dois fios demarca o lugar dos pilares. É feito baseado no trabalho do topógrafo, planialtimetria, RN etc., Também chamada assim a peça que é executada geralmente em compensado ou papel grosso onde é marcada a forma exata que a futura peça irá ter no local, ou irá se encaixar. Em urbanismo, chama-se assim à altura máxima que podem ter os edifícios em determinadas ruas.

GALERIA – Corredor largo que, além da circulação de pessoas, serve para exposição de obras de arte. Duto subterrâneo para escoamento de água.

GALGA – Ferramenta usada para padronizar o espaço entre as ripas de um telhado.. É a distância máxima entre as faces superiores de duas ripas para colocação de telhas.

GALGAR – Alinhar, levantar, alçar, endireitar, desempenar; fazer com que uma régua, uma tábua ou um vão (porta ou janela) tenham seus lados perfeitamente paralelos.

GALPÃO – Depósito. Construção que tem uma das faces aberta.

GALVANIZAR – Dourar ou pratear. Recobrir uma superfície com metal para preservá-lo da corrosão.

GAMBIARRA – Instalações provisórias numa obra, para executá-la.

GAMELA – Ver Forro.

GARAPA – Madeira de lei amplamente usada em construções. Tem cor amarelo-ouro e apresenta veios bastante carregados.

GÁRGULA – Cano situado nas extremidades dos beirais que recolhe as águas pluviais que se acumulam nas calhas; orifício por onde corre a água de uma fonte de um chafariz.

GAZEBO – Pequeno quiosque colocado no jardim. Sua estrutura é formada de madeira, ferro ou pedra, e o fechamento é feito com vidros ou treliças. Ver Quiosque.

GELOSIA – Grade de ripas de madeira cruzadas. O mesmo que rótula, quando veda vão de janela.

GEMINADA – Referência a duas casas unidas por uma mesma parede central de meação.

GESSO – Pó de sulfato de cálcio que misturado à água forma uma pasta compacta, usada no acabamento de tetos e paredes. Ver Sanca.

GESSO ACARTONADO – Painéis de gesso revestido por papel cartão tem espessura em geral de 12 mm e é fixado em perfis fixados no teto ou piso e paredes, pode ser comum, verde impermeável e cimenticio cujo preço é o dobro, usada no acabamento de tetos e paredes.

GOFRADO ou GOFRATO – Acabamento em madeira feito com tinta poliuretânica texturizada de aspecto final fosco, resistente a riscos e à maioria dos produtos de limpeza.

GOIVA – Ferramenta de carpinteiro, semelhante a um formão, que deixa sulco em forma de meia cana côncava.

GOTEJADOR – Peça usada em sistemas de irrigação que transforma o fluxo da água em gotas.

GRADE – Elemento vazado que forma a esquadria. Marco.

GRADIL – Armação de ferro em forma de grades para proteção ou vedação de uma abertura.

GRAFIATO – Tipo de textura ou pintura aplicada como acabamento.

GRANA – Conjunto de rochas diversas, minúsculas, que entre na composição do granilite. Ver Granilite.

GRANILITE – Revestimento contínuo para pisos e paredes à base de cimento (geralmente branco), pó de mármore (marmorit) e rochas minúsculas (granilhas), usada para revestir paredes e pisos. Executado no próprio local da aplicação, exige o uso de juntas de dilatação plásticas ou metálicas, geralmente recebe polimento com máquina especial e enceramento. Ver Junta de dilatação.

GRANITO – Rocha cristalina formada por quartzo, feldspato e mica. Muito usado para revestir pisos. Existem diversas cores de granito e, muitas vezes, o seu nome deriva da sua cor ou do local onde fica a jazida.

GRANZEPE ou GRANZER – Régua de madeira de seção trapezoidal embutida no contrapiso ou paredes sobre o qual são afixados os tacos ou tábuas corridas.

GRAUTEAMENTO – Aplicação de argamassa com aditivo especial que confere características de aumento de volume durante a pega, usada em base de máquinas.

GRELHA – Grade de ferro que protege a entrada de bueiros e ralos. Também a peça de suporte nas churrasqueiras.

GRÉS – Material cerâmico duro, denso, opaco e não-poroso, composto de argila e feldspato. Sua dureza varia desde a grande resistência ao risco e ao choque até as pedras que se esboroam com a pressão dos dedos.

GRETAGEM – Fissura sobre a superfície esmaltada de cerâmicas, causada pela diferença de dilatação entre a massa cerâmica (chamada de base) e a camada cristalina da superfície, que protege o desenho (chamada de esmalte). Seu formato é geralmente circular, espiral ou como uma teia de aranha.

GUAJARÁ – Madeira castanho-amarelada proveniente da região amazônica. Pode ser usadas tanto em estruturas internas quanto externas.

GUARNIÇÃO – Peça que arremata, ou mata a junta com a parede fixado em aduelas e marcos, também chamado alisar ou cercadura, se for de madeira composto de réguas ou sarrafos, podendo ser trabalhados.

GUARDA-CORPO – Grade ou balaustrada de proteção usada em balcões, janelas, sacados ou varandas.

GUARNIÇÃO – Régua ou sarrafo que cobre a junta formada pelo encontro da parede com o marco da porta ou da janela. Ver Mata-junta.

GUIA – Peça de pedra ou de concreto que delimita a calçada da rua. Peça que direciona o sentido de movimento das peças móveis, como as portas de correr.

GUILHOTINA – Janela em que as folhas se movem verticalmente.

 

HABITAÇÃO – 1. (“habitatio”) – Direito real, personalíssimo, conferido a alguém, de morar gratuitamente, com sua família, na casa alheia, durante certo espaço de tempo.
2. Casa que a pessoa ocupa e onde vive, no momento. Morada, domicílio, residência. Ao termo habitação também se dá i sentido de prédio, imóvel, alojamento.

HABITE-SE – Documento emitido pela prefeitura com a aprovação final de uma obra e para permitir que seja habitada.

HALL DE ENTRADA – Patamar de acesso ao interior da casa.

HIDRÁULICA – Refere-se ao sistema de abastecimento, distribuição e escoamento de água numa casa. Ver Instalação Hidráulica.

HIDRÓFUGO – Produtos ou agentes químicos acrescentados às argamassas e tintas para proteger e preservar as paredes e construções da umidade, são hidrorepelentes.

HIDROMASSAGEM – Banheira equipada com sistema de sucção e impulsão que gera movimentação da água podendo receber água aquecida ou ter aquecimento próprio.

HIDRÔMETRO – Aparelho destinado a medir o consumo d’água predial.

HIDRORREPELENTE – Ver Hidrófugo.

HOME THEATER – Assim denominado o local projetado ou o conjunto de equipamentos de áudio e vídeo que reproduz em casa as características sonoras e de projeção dos cinemas.