PAREDES: Função das paredes, para que servem?

Escrito por

Paredes, sua função e utilidade !

 

Paredes fazem parte da estrutura de uma casa, sem no entanto serem elemento de sustentação de uma habitação.

Elas são feitas de blocos colocados uns sobre os outros unidos por uma argamassa de cimento, saibro e areia.

Estes blocos em geral são feitos de barro cozido, (existem também em cimento e areia, mais resistentes e duradouros) em tamanhos 20×20 ou 30×20.

Chamados de tijolos podem ser ocos ou maciços.

Utilidade

Além de dividir os cômodos de uma casa e nos proteger de acontecimentos externos as paredes são usadas para outras finalidades…passar canos de água, gás, eletricidade, telefone,cabos de antenas, fios de campainhas, seguram as caixas que suportam as janelas e portas, prateleiras, quadros etc… e ainda suportam parte do peso da construção.

Tipos e funções

Os blocos cerâmicos, ou tijolos, como são popularmente conhecidos, são um dos componentes básicos de qualquer construção de alvenaria, seja ela de vedação ou estrutural..

Os tijolos são produzidos a partir da argila, geralmente sob a forma de paralelepípedo, possuem coloração avermelhada e apresentam canais/furos ao longo de seu comprimento.

Os blocos de vedação são aqueles destinados à execução de paredes que suportarão o peso próprio e pequenas cargas de ocupação (armários, pias, lavatórios) e geralmente são utilizados com os furos na posição horizontal.

Os blocos estruturais ou portantes, além de exercerem a função da vedação, também são destinados à execução de paredes que constituirão a estrutura resistente da edificação, podendo substituir pilares e vigas de concreto. Esses blocos são utilizados com os furos sempre na vertical.

Os blocos cerâmicos acima devem ser usados somente como de vedação.

A espessura das paredes dos blocos cerâmicos está diretamente relacionada com a sua resistência mecânica à compressão. Quanto menor a espessura, menor será a resistência e, consequentemente, haverá o comprometimento estrutural da construção.

Obs. Recomenda-se frisar a junta de assentamento de alvenaria aparente, para reduzir os problemas de infiltração, evitando o acúmulo de água e as indesejáveis manchas na parede.

video: Materiais para Construir as Paredes – parte 1

 

video: Materiais para Construir as Paredes – parte 2