FORNOS à lenha para Pizzas!

Escrito por

Falaremos hoje de Forno à lenha  também conhecido como forno caipira e forno iglu.

1a fase da montagem – isolamento térmico do forno

Existe forno à lenha pré moldado em peças refratárias, são duas peças que constituem a base e mais três peças que fazem o bojo do forno.

Esse fornos tem 3 tamanhos mais conhecidos 0.80m, 0.90m e 1.00m de medidas internas e externas respectivamente 0.92, 1.02 e 1.12m.

A base do forno menor deverá ter 1.20 x 1.20 de medida externa para o colocar o forno de 0.80m.

Essas partes tem que ser rejuntadas com argamassa refratária e isoladas com lã de rocha e concreto isolante para que não tenha fuga de temperatura, mas certamente haverão tricas no forno, por se tratar de um equipamento que precisa chegar a uma temperatura de 400 graus para fazer uma pizza em 2 minutos.

Porém se sair fumaça pelas tricas aí indicaria que as tricas viraram rachaduras, que são mais graves, pois por elas passarão temperatura junto com a fumaça e compromete a produtividade do forno.

2a fase da montagem – acabamento externo com tijolos ou reboco


Depois de aplicar o isolamento térmico é hora do acabamento que geralmente é feito com tijolos aparentes, mas pode ser também rebocado ou qualquer outro tipo de acabamento, sempre usando argamassa AC3 que serve para temperaturas altas.

forno Iglu – a chaminé

A chaminé do forno pode ser no centro ou na frente e deve ser de 14cm de diâmetro e usar um “damper” (uma pazinha de chapa colocada na chaminé) para regular a fumaça e temperatura que sai do forno.

Em cima da chaminé usa-se um chapéu chinês ou simplesmente uma pedra para não deixar a água penetrar em dia de chuva e serve para fazer o vácuo da fumaça, não esqueça de deixar os 4 cantos abertos para sair a fumaça.

Depois é só lixar e resinar o forno, não use verniz pois irá descascar com a temperatura.

Dicas para fornos a lenha construidos

Existem também os fornos à lenha construídos, esses podem ser feito no tamanho que quiser, desde um pequeno até um bem grande para pizzaria.

Este último, por ser mais complexo é aconselhável contratar uma empresa especializada que lhe dê garantias em contrato que a fumaça não retornará para o seu ambiente, que vai alcançar a temperatura de 400 graus e que não irá rachar ( que é diferente de trincas, pois todos os fornos irão trincar, rachaduras são maiores e por elas passam fumaça e temperatura e isso indica que o forno rachou por dentro precisando urgentemente de reparos).

Esses fornos de pizzaria devem ser construídos com tijolos e concretos refratários (fornos pré moldados ou modulados não servem para essa finalidade) isolamento térmico em 3 camadas e mais alguns cuidados.

 

- Nunca coloque o forno de frente para o vento para não voltar fumaça.

- Nunca jogue água para apagar o fogo, pois causará tricas no forno.

- Depois do forno pronto espere 5 dias para começar o período de queima que terá mais 5 dias, começando com 1 kg de carvão até 5 kg no último dia.

 

 

 

 

 

 

Autoria: Jorge Carlos Churrasqueiras & Cia.