Dicas importantes na montagem e uso das fôrmas para concreto

 As fôrmas para o concreto devem ser:

– Executadas rigorosamente de acordo com as dimensões indicadas no projeto e com a resistência necessária para não se deformar sob a ação dos esforços que vai suportar.
Isto significa que precisa resistir sob a ação conjunta do próprio peso; do peso e da pressão do concreto fresco, do peso das armaduras e das cargas acidentais.

As fôrmas usadas nas peças de grandes vãos devem ter a sobrelevação necessária para compensar a deformação inevitável sob a ação das cargas.

– Para que não haja perda de cimento arrastado pela água, é preciso que as tábuas sejam bem alinhadas e ajustadas o melhor possível.
No caso de aparecerem fendas estas devem ser vedadas cuidadosamente com ripas e sarrafos.

A ligação das tábuas que formam ângulos (arestas de vigas e de pilares, juntas de vigas com lajes,etc) devem merecer muito cuidado.
– A fôrma deve ser construída de modo que permita a retirada dos seus diversos elementos com relativa facilidade e , principalmente sem choques.
Para isso, o seu escoramento deve ser apoiado sobre cunhas de madeira ou outros dispositivos apropriados.

Ela deve ser projetada e executada de modo que permita o maior número possível de utilização das mesmas peças, e também feita com madeira aparelhada.

Na execução dos trabalhos de concreto armado, deverão ser tomadas precauções, para que a resistência e o aspecto exterior da estrutura não sejam prejudicados.

 

Antes do lançamento do concreto:

. As fôrmas devem ser limpas internamente, por isso devem ser deixadas aberturas denominadas “janelas/ visita” próximas ao fundo .

. Aplicar desmoldante ,para quando for fazer a desforma de um pilar não fiquem furos, arestas deformadas, faces irregulares e outras possíveis patologias.

. As fôrmas devem ser molhadas até serem saturadas, para evitar que absorvam a água do concreto necessária à liga do cimento.

. Em determinados casos, obtém-se um bom acabamento, embutindo os pregos, aplainando e lixando a madeira e posteriormente aplicando massa plástica nos locais que apresentarem irregularidades.

. As fôrmas para concreto aparente são trabalhos especiais que exigem do carpinteiro certos cuidados e muito treino e habilidade na sua construção.