Fogão à Lenha: Como Fazer a Manutenção

Escrito por

A manutenção do seu fogão à lenha é indispensável não apenas para seu bom funcionamento – que impacta no sabor da comida – como também na segurança do cozinheiro. Confira dicas importantes a seguir.

Regras Gerais de Conservação do Fogão à Lenha

Sempre que possível ou necessário, lubrifique a chapa do fogão à lenha com azeite ou óleo vegetal. Isso evitará que enferruje, o que dará uma maior durabilidade.

Evite deixar água ou outro líquido secar diretamente sobre chapa, enxugue imediatamente, evitando manchas.
Ao derramar qualquer líquido ou alimento sobre a chapa do fogão, ou dentro do forno, limpe o mais rápido possível para evitar manchas e acúmulos de resíduos.

fogao à lenhaPara isso retire a chapa do fogão e, com uma pequena vassoura ou um pincel maior, retire a fuligem que se encontra acumulada na superfície interna da chapa e sobre o corpo do fogão.
Às vezes, por excesso de acúmulo de fuligem, é necessário fazer uma raspagem.

Utilize periodicamente seu fogão, evitando que a umidade natural acelere o processo de oxidação.

Nunca utilize álcool, gasolina ou qualquer outro líquido ou vapor inflamável para acionar o fogo do fogão.

Limpeza do Fogão à Lenha

Não utilize diretamente água na limpeza da chapa de seu fogão a lenha.

Limpe o fogão somente quando este estiver sem fogo, evitando acidentes. Pode-se realizar os procedimentos de limpeza com o fogão suavemente aquecido.

Para conservar a chapa em condições excelentes, utilize uma lixa fina. Realize a limpeza e os polimentos esfregando suave e repetidas vezes a lixa sobre a chapa, polindo.

Após a retirada da fuligem produzida pelo procedimento de polir com a lixa, utilizando para isso pano seco ou no máximo umedecido, recomendamos azeitá-la com óleo de cozinha.
Realize esse procedimento periodicamente, especialmente se o fogão não tiver uso contínuo.

A chapa do fogão jamais deve ser limpa com materiais pontiagudos, ou abrasivos (não use produtos químicos corrosivos).

Fogão à Lenha: Retorno de Fumaça

fogao-lenhaQuando a chaminé estiver com altura total inferior a indicada, ela está mal instalada. Grande probabilidade da saída (o chapéu) estar a menos que um metro do ponto mais alto da casa ou prédio ao lado.

A fumaça volta quando a chaminé instalada ficar próxima de árvores, ou local de pouca circulação de ar. Também pode ser quando apresentar diâmetro inadequado, ou a conexão não tenha sido de forma a vedar a entrada de ar frio e umidade.

Atenção para tubulação de vazão obstruída ou suja. Ou quando a chaminé instalada apresentar problemas no “chapéu”, de forma a impedir ou prejudicar a movimentação direção do vento.

Se a chaminé instalada estiver com a saída obstruída por enfeite ou laje, dificultando ou restringindo a saída da fumaça. Ou se acumular ar frio, de forma a impedir a subida da fumaça devido ao seu resfriamento precoce.