Modelos Contemporâneos de Fogão e Forno à Lenha

Escrito por

O fogão à lenha, também denominado “fogão caipira”,  é muito utilizado em fazendas, sítios e chácaras.

No entanto nas últimas décadas ele invadiu as áreas urbanas e pode ser encontrado com facilidade nas áreas de lazer de casas e até mesmo em apartamentos, fazendo um pratico conjunto com com a churrasqueira.

Tipos de Fogões à Lenha

Os mais charmosos são os construídos artesanalmente e seguem a linha tradicional, ficando com os tijolos aparentes ou sendo rebocados, recebendo revestimento ou cimento queimado.fogão à lenha

Outros aderem ao estilo high tech, que é mais moderno e mais clean.

Para qualquer uma dessas escolhas, contudo, é muito importante procurar lojas especializadas no ramo.

Afinal, fornos e fogões à lenha são produtos basicamente artesanais, não importando se o modelo é tradicional ou contemporâneo.

Há quem opte pelos fogões pré-fabricados que, por serem mais simples, podem ser encontrados em lojas especializadas em churrasqueiras e afins, praticamente prontos.

fogão à lenha

Churrasqueira tradicional em tijolinho aparente, com fogão à lenha acoplado e forninho em ferro fundido da Bella Telha. Projeto da arquiteta Luciana Bicheri.

 

Uma versão prática de fogão à lenha é acoplá-lo à churrasqueira: assim é possível utilizar uma única chaminé para as duas peças. Essa solução também ocupa menos espaço.

Os fogões à lenha podem ser simples ou podem ter acoplados um forninho que pode ser em ferro fundido, inox ou chapa galvanizada.

O forno pode ser utilizado simultaneamente com o fogão a lenha; ali é possível assar uma carne, bolo ou pizzas.

Fogão à Lenha Artesanal

fogão à lenha

Fogão à lenha construído artesanalmente em tijolo aparente, rebocado em vermelhão e com forninho em ferro fundido e coifa.

Trata-se do modelo tradicional aonde a base e a chaminé são produzidas em tijolo aparente (ou rebocado e com aplicação de ladrilhos, vermelhão, azulejos, pintura).

Seu principal acessório é o forninho em ferro fundido.

Por ter construção artesanal, esse forno pode ter medidas completamente customizadas – assim como o rabicho, que pode ser aumentado ou diminuído de acordo com a necessidade ou espaço do cliente.

Fogão à Lenha em Alvenaria High Tech

fogão à lenha

Varanda gourmet de apartamento com churrasqueira high tech, fogão à lenha e forno de pizza da Bella Telha. Projeto da designer Sandra Sanches.

Assim como o fogão à lenha artesanal, também pode ser construída em tijolo aparente e ser revestida.

No entanto recebe acabamentos mais sofisticados e modernos: a chaminé, por exemplo, é feita de tubos em inox ou chapa; os forninhos são de inox e posicionados de forma a deixar o aspecto visual mais moderno.

Fogão à Lenha Pré-Fabricado

fogão à lenha pré-fabricado

Fogão à lenha pré-fabricado

 

Sua estrutura e modelos são padronizados, não podendo ser customizados. No entanto após sua montagem o cliente pode rebocar, pintar ou revestir a peça.

Todos os modelos tem chapa para colocar a panela, além de uma chaminé em módulos pré fabricados, aonde o cliente compra extensões de acordo com a necessidade.

As medidas de fogões à lenha pré-fabricados mais encontradas são:

  • 1,75 m de largura x 1,20 m de altura x 0,63 m de profundidade;
  • 1,75 m de altura x 1,40 m de altura x 0,63 m de profundidade;
  • 2,25 m de largura x 1,40 m de altura x 0,63 m de profundidade;
  • 1,45 m de largura x 1,20 m de altura x 0,63 m de profundidade.

 

Foto destaque: projeto da arquiteta Teresa Simões. Fogão à lenha modelo high tech com integração com o forno para pizza e churrasqueira com coifa e tubulação inox.