Fios ou Cabos qual utilizar?

Escrito por

A diferença entre um Fio e um Cabo é a flexibilidade.

 

Os fios são feitos de um único e espesso filamento, e por isso são rígidos.

Os cabos são feitos por diversos filamentos finos, o que lhes dá maleabilidade e facilita sua colocação dentro dos eletrodutos.

Devem ser usados os Fios e Cabos de cobre de alta condutibilidade, tipo anti-chamas, com revestimento termoplástico e nível de isolamento para 750V e 1000V, salvo indicação em contrário do projeto executivo de elétrica.

* Cada fio ou cabo deve conter as seguintes informações gravadas de forma contínua: bitola – isolação – temperatura – nome do fabricante.

Básicamente as características elétricas (capacidade de condução de corrente, resistência da isolação, etc.) dos cabos flexíveis são as mesmas dos fios rígidos.

A grande diferença é que os cabos flexíveis são melhores para a instalação devido ao fácil manuseio.

Os fios e cabos elétricos de potência em baixa tensão são os responsáveis pela transmissão de energia em circuitos de até 1000 volts.

São basicamente constituidos de tres partes distintas…


Cabo é melhor que fio?

Depende da utilização.

A única diferença que existe é a flexibilidade, pois a capacidade de corrente é a mesma, ou seja, um fio 1,5 mm², um cabo 1,5 mm², ou um cabo flexível 1,5 mm², possuem a mesma capacidade de condução de corrente.

Resumindo, a capacidade de corrente é a mesma para as mesmas seções nominais, independentemente da classe do condutor.

O que vai definir a classe a ser utilizada é a aplicação e/ou a preferência do projetista ou instalador.

Então fio ou cabo qual utilizar?

A rigor, só existe uma diferença, que é a flexibilidade, já que a capacidade de corrente dos dois é a mesma.

O fio é constituído por um único e espesso filamento, tornando-o mais rígido.

O cabo é formado por vários filamentos finos o que o torna mais maleável facilitando sua instalação, principalmente nos trechos onde há curvas.

Ao adquirir este tipo de material, não avalie apenas o preço, a qualidade da matéria prima é muito importante como:
Na compra de qualquer produto, desconfie dos preços baixo demais afinal quem fazia milagres já morreu mas nunca deixe de pesquisar preços.

Seja qual for a marca e o tipo de material utilizado (fio ou cabo) utilize os produtos que tenham suas identificações claras como seção, temperatura, tensão de isolamento, n° da norma que especifica as características técnicas referidas para este cabo.