Filtros para Utilizar a Água da Chuva

Escrito por

Nada mais lógico e ecologicamente correto do que coletar a água da chuva. Conheça a seguir os principais aparelhos para filtrá-la e garantir um uso doméstico seguro.

O sistema completo de aproveitamento da água de chuva inclui sua coleta, filtragem e armazenamento. A grande vantagem dessa atitude é a sustentabilidade, aumentando a eficiência hídrica de uma casa.

Lavagem de áreas externas, de automóveis, rega de plantas e descargas já são possíveis com equipamentos mais simples de filtragem. Lavar a roupa e banhos são possíveis com aparelhos mais sofisticados.

Conheça-os a seguir.

Água da Chuva: Filtros de Tubo

filtro tubo agua da chuvaUma opção de baixo custo e auto-limpante é uma tubulação acoplada nos canos de descida de água da calha do telhado.

Trata-se de dois tubos acoplados um ao outro com uma tela entre eles, inclinada em aproximadamente 45 graus e uma abertura lateral para o descarte do que foi retido.

Eles vem em tamanhos de 50mm (para telhados com área até 15m2), 75mm (para telhados com área de 15m2 a 50m2) e 100mm (para acima de 50m2).

Esse modelo de filtro retém sujeiras maiores, tais como pequenos insetos, folhas secas, penas de pássaros e outros.

Filtros Horizontais para Água da Chuva

Filtros horizontais são ideais para projetos de pequeno porte, com declive não muito acentuado para telhados de até 100m2.

Com um freio d’água de 100 mm e um flutuante de 1 polegada, ele leva a água tratada diretamente para uma cisterna.

Atende às diretrizes da NBR15527/ ABNT (normal brasileira para o aproveitamento de água de chuva).

Filtros para Água da Chuva: Subsolo

filtro agua da chuva subsoloFiltros subterrâneos de água da chuva conseguem dar vazão ao alto volume de águas em telhados de até 200m2. Isso evita transtorno à drenagem pluvial da construção e não exige a construção de proteção em alvenaria.

A única recomendação é que a tampa superior do equipamento esteja acessível para revisões periódicas internas.

Filtros de Aço Inox para Água da Chuva

Telhados de dimensões maiores demandam filtros de aço inox, atendendo telhados de até 750m2 ou até mesmo 1500m2. São autolimpantes, mas o acesso ao equipamento deve estar garantido para revisões periódicas.

O modelo de menor capacidade exige acessórios como freios d´água de 200 mm, multisifão ladrão 200 e o flutuante de 2”. O de maior capacidade demanda freios d´água de 250mm.

Assim, atendem a ABNT/NBR15.527/2007 (norma brasileira para projetos de aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis).

Aparelho de Filtragem e Tratamento da Água da Chuva

chove chuvaJá existe no mercado um aparelho que recolhe a água diretamente das calhas, filtra, clora e equilibra o PH. O Chove Chuva pode ser instalado em telhados de até 100m2 – ou mais equipamentos em áreas maiores.

Ele separa sujeiras maiores, regula o PH da água, faz a adição recomendada de cloro e a filtragem completa de resíduos. Então, a água é encaminhada para a cisterna da casa.

Ela permite que a chuva não apenas seja utilizada para lavar o chão, molhar plantas e dar descarga como também em chuveiros, máquinas de lavar e filtros de água.