Fechaduras como funcionam!

Escrito por

Fechaduras são os mecanismos instalados nas portas, portões e janelas para permitir o funcionamento de acordo com a sua finalidade.

Em geral pode-se classificar as fechaduras em:

- de embutir com cilindro – o mecanismo da abertura e fechamento da lingüeta comandada pela chave é removível, sendo mais utilizadas em folhas de portas que dão comunicação com a parte externa das edificações;

- de embutir tipo gorges - é o tipo mais antigo de fechadura, em que o mecanismo que aciona a lingüeta da chave é parte integrante do corpo da fechadura;

- de embutir tipo de correr - é a fechadura utilizada em folhas de porta de correr, onde a lingüeta da chave tem forma de gancho (bico de papagaio);

- de sobrepor - fechadura instalada na face interna da folha;

- de acionamento elétrico - as mais comuns são as que por acionamento elétrico liberam a lingüeta pelo deslocamento da chapa da contratesta. existem, no entanto, no mercado da construção civil, inúmeros tipos de fechaduras com acionamentoelétrico, como porteiros eletrônicos, chaves de tempo, com cartões magnéticos controladas por central informatizada etc.

Segurança da familia

Apesar de não ser comum em nosso país, é aconselhável que portas de banheiros e cozinha possam ser abertas pelo lado de fora em caso de emergência.

Esta iniciativa é ainda mais importante para quem tem crianças ou pessoas idosas em casa. Existem no mercado varias fechaduras deste tipo (banheiro).

FECHADURA DE ENCOSTO (CHAVES COMUNS):
Esta fechadura é concebida para portas interiores, está equipada com um trinco de encosto (acionado pelo puxador), e pode também vir equipada com outro trinco de fecho.
No caso das portas interiores, este é acionado por uma chave.

FECHADURA DE TAMBOR (CHAVES CHATAS:
As fechaduras comuns não são convenientes para portas exteriores, estas devem ser equipadas com fechaduras de acionamento por meio de tambor.
Elas oferecem a vantagem de que o tambor montado num encaixe fixo, é movível e pode ser substituído sem mudar a fechadura .

FECHADURA VISÍVEL (sobrepor):
Nem sempre é possível colocar uma fechadura de embutir : é o caso em que a espessura da porta é inferior a 35 mm.
O encastre enfraquecerá demasiadamente a porta, por isso é necessário equipá-la com uma fechadura visível com trinco de encosto ou de fecho, (portas exteriores).

 Posso usar uma única chave para abrir todas as minhas portas?

Sim, na maioria dos casos, você PODE usar uma só chave em todas as fechaduras.

Esse processo se chama mestragem, e um chaveiro, o instalador, ou o revendedor de quem você comprou a fechadura pode ajudá-lo nisso.
Suas novas fechaduras podem até ser adaptadas para funcionar com a chave existente.

Existem algumas restrições como, as fechaduras precisam ser do mesmo tipo (externa, interna), da mesma marca, e o cilindro precisa ter o mesmo número de pinos.

Como determinar o lado de abertura da porta?

Esse lado é sempre determinando olhando-se a porta pelo lado de fora.

- Se a dobradiça fica do lado esquerdo da porta, esta se abre para a esquerda (E)

.- Se a dobradiça fica do lado direito da porta, esta se abre para a direita (D).

Para pedir um produto se abrindo numa direção, especifique E ou D.

Nem todos os produtos têm uma direção de abertura; só especifique a direção quando necessário.

Um modo seguro de evitar qualquer engano é :  as portas que abrem no sentido dos ponteiros do relógio são as “direitas” as outras são as “esquerdas”.

fontes: HAGA  –  www.uepg.br  –   Black&Decker