Como Fazer a Paginação do Piso

Escrito por

 

Paginação de pisos é o estudo que estabelece como vai ser o padrão ou o desenho do piso e, a partir daí, definir como será a instalação e o assentamento.

Ela designa por onde vai começar a instalação de tacos, porcelanato, cerâmicas, pedras, pastilhas, tábuas, rejunte, rodapés, etc.

Para tanto, ele também define o tamanho ideal das peças de revestimento, suas cores ou estampas, e inclui o cálculo da quantidade de peças e em que direção eles serão dispostos na hora da instalação.

Comprar um revestimento simplesmente porque agrada, sem levar em conta todos esses fatores, pode acabar levando a um efeito pouco harmonioso e gerar desperdícios de material na hora da instalação.

Uma boa paginação vai conferir uma enorme personalidade ao ambiente.

Passos Básicos da Paginação de Pisos

planta arquiteturaPara realizar uma instalação perfeita do chão, você deve procurar um arquiteto ou um consultor no local aonde comprar os revestimentos – as melhores lojas oferecem esse serviço.

Para isso, não se esqueça de levar a planta da casa.

Atualmente a paginação é, na maioria das vezes, projetada em programas de computador que permitem a melhor simulação possível do resultado final, no que chamam de planta humanizada.

A paginação deve levar em conta:

  • As dimensões de cada peça de revestimento, evitando excessos de cortes das peças e consequentes perdas na hora da instalação;
  • Distribuição dos cortes que deverão ser feitos nas peças. As inteiriças devem ficar nos espaços de circulação mais intensa, enquanto as cortadas ficam reservadas para embaixo de móveis e cantinhos;
  • Tipo do piso e seu rodapé, ajudando a corrigir defeitos nas juntas das paredes com o chão.
  • Atenção para pisos com padronagens e detalhes: eles demandam um planejamento mais minucioso para evitar a desvalorização do desenho que formam – e que está cheio de potencial decorativo.

Paginação: Aliada da Decoração

Uma paginação bem estudada tem o poder de conferir uma sensação de amplitude ao ambiente. Para isso são empregados pisos retangulares, mais estreitos, que orientam o olhar longitudinalmente.

piso apartamentoNesse caso, o recomendado é que o projeto da paginação tenha início a partir da porta do cômodo, com peças mais longas alinhadas com a soleira da porta.

Placas grandes de porcelanato e cerâmica também dão um efeito de amplitude em ambientes mais apertados.

O grande truque para criar a sensação de um pé direito mais alto é adotar um rodapé mais estreito e do mesmo tom da parede.

Se a ideia é ampliar o ambiente, a regra é escolher peças lisas e mais claras: evite misturar diferentes formatos de desenhos no piso.

No entanto existem lugares aonde é possível ousar mais e escolher maior variedade e combinações de cores e padrões: garagens, halls de entrada, lavabos e áreas de churrasqueiras permitem mais criatividade.

Pedras ornamentais também permitem originalidade – e atenção redobrada na hora de paginar, já que os veios devem se encaixar com perfeição na área a ser coberta.

Paginação: Dicas de Assentamento

aplicação assentamento paginação pisoAmbientes pequenos pedem paginação octogonal; ambientes mais amplos permitem a paginação diagonal, mas seus cortes e acabamentos costumam ser um pouco mais trabalhosos.

Além disso, existe o fator do material do revestimento para se levar em conta: placas de cerâmica, por exemplo, devem ser assentadas do fundo do cômodo, de modo que o instalador não pise sobre elas depois de colocadas – o que poderia levar ao afundamento, desalinhamento ou até a quebra da peça.

Se o arquiteto decidir que o melhor é instalar a peça inteira a partir de uma parede, deve-se assentar uma linha de placas como sendo mestra. A partir de então as demais peças são instaladas do fundo do cômodo em direção à porta.

Se as paredes estão desalinhadas – ou seja, fora do esquadro tradicional – comece o assentamento a partir do ponto onde haverá menos número de recortes.

Você pode, por exemplo, reservar os recortes todos para um único canto, deixando as demais paredes com peças inteiras. Também pode deixar os recortes para uma parede aonde ficarão acomodados móveis como estantes, racks de tevê ou sofás.

O importante é não distribuir recortes por todas as paredes.

E atenção: assentamentos na diagonal, isto é, a 45 graus, gera mais recortes e desperdícios de peças – cerca de 30% a mais. Por isso, cuidado com eles.