Esquadrias de Alumínio: Manutenção

Escrito por

Esquadrias de alumínio para portas e janelas estão entre as melhores do mercado e estão entre as mais procuradas na hora de construir ou reformar. Veja como conservá-las.

Muito duráveis e leves, esquadrias de alumínio também possuem um visual leve e um excelente funcionamento. Apesar de exigir alguns cuidados, sua manutenção não é complicada.

Confira nossas dicas a seguir.

Como Limpar e Conservar Esquadrias de Alumínio

Para que as esquadrias de alumínio se mantenham como novas, e em perfeito funcionamento, faça sua limpeza com uma solução de água e detergente neutro. Esfregue com esponja ou pano macio.
Faça isso no mínimo a cada 12 meses em zona urbana ou rural e no mínimo a cada três meses em zona marítima ou industrial.

Regularmente, limpe os trilhos das portas e janelas de correr, evitando assim o acúmulo de poeira. Com o passar do tempo, ela pode danificar o desempenho das roldanas.

janelas aluminioNão deixe respingar tinta, cal, ácidos, cimento ou gesso. Caso isso aconteça, limpe imediatamente com pano úmido e logo após com flanela seca.

Para remover fuligem, limpe com água quente e seque com pano macio. Para limpar sujeira ou detritos de pássaros, lave com água e sabão de coco, enxaguando e secando.

Após a limpeza, por qualquer dos métodos acima, é aconselhável a aplicação de uma camada de cera líquida ou removedores à base de cera.

Não usar, em hipótese nenhuma, fórmulas de detergentes com saponáceos, esponjas de aço ou qualquer outro material abrasivo. Não usar produtos ácidos ou alcalinos – sua aplicação poderá manchar a anodização e tornar a pintura opaca.

Não utilizar objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar na limpeza dos “cantinhos” de difícil acesso. Essa operação pode ser feita com o auxílio de um pincel com cerdas macias.

Não usar produtos derivados de petróleo (vaselina, removedor, thiner, etc.). Eles possuem componentes que atraem partículas de poeira que agem como abrasivos, reduzindo em muito a vida útil do acabamento superficial do alumínio.
Derivados de petróleo também podem ressecar plásticos e borrachas, fazendo com que percam a sua ação vedadora.

Cuidados com Esquadrias de Alumínio

porta aluminioNão apoie escadas ou outros objetos na sua superfície.

Não se deve remover, em qualquer hipótese, as massas de vedação aparentes (mastiques elásticos) aplicadas nas esquadrias e em suas junções com o revestimento externo.

Os locais para a instalação de aparelhos de ar condicionado, por exemplo, são fechados com vedação de alumínio e vidro para evitar entrada de água de chuva. Tenha o máximo cuidado quando da colocação do aparelho, a fim de não destruir a vedação existente.

Se futuramente ocorrer, por má utilização ou limpeza inadequada, qualquer defeito de funcionamento, ligue para a firma executora das esquadrias de alumínio do edifício, que é especializada neste assunto.

Verifique periodicamente as gaxetas e fixações, procurando oferecer sempre a manutenção adequada, objetivando manter a integridade do conjunto.

Observe atentamente as canaletas entre os trilhos das portas de correr das esquadrias de alumínio, conservando-as sempre limpas e desobstruídas.
Isso evitará seu entupimento, que poderia provocar o retorno da água da chuva e ocasione infiltrações laterais nas portas, manchando a parte inferior das paredes.

Como Remover Oxidação de Esquadrias de Alumínio

O alumínio não enferruja como o ferro – mas pode oxidar, devido a má qualidade do ar. Ele costuma ficar com um aspecto embaçado, como se leite tivesse derramado e secado no local.

Para removê-la, lave a área com água morna e sabão neutro, secando com uma toalha macia. Em seguida, faça uma mistura de suco de limão e sal, deixe agir por alguns momentos e retire sem esfregar muito.

Você poderá passar uma camada de cera automotiva de carnaúba para finalizar.