Espaços de Circulação na Decoração

Escrito por

Não basta ter as medidas certinhas do seu espaço e do móvel que você adorou: antes de comprá-lo, é muito importante levar em conta o espaço de circulação que ele exige.

O espaço de circulação consiste nas medidas mínimas ao redor do móvel, portas e corredores que permite a livre passagem das pessoas.

Um ambiente que não respeita as áreas mínimas de circulação não só aparenta ser “sufocante” e “esconde” a beleza dos móveis como acaba provocando esbarrões e possíveis tombos – não só dos moradores e visitantes quanto também dos objetos.

Conheça a seguir as medidas mínimas e as melhores dicas para garantir um espaço de circulação suficiente para a sua casa.

Espaços de Circulação na Sala de Jantar

sala de jantarUm dos ambientes aonde a circulação faz mais diferença é na sala de jantar.

Afinal, é preciso haver um espaço mínimo entre mesa e parede para que as pessoas consigam passar, puxar as cadeiras e se sentar.

Esse espaço mínimo deve ser de 90cm.

Se a mesa de jantar fica perto de outro móvel – um armário, um aparador ou um sofá, por exemplo – o intervalo entre eles precisará ficar em torno de 1m 25cm.

E as próprias cadeiras ao redor da mesa de jantar devem respeitar espaços mínimos de circulação: elas devem estar afastadas cerca de 50cm umas das outras.

Assim, uma mesa de jantar de quatro lugares, quadrada ou redonda, deve ter um metro; uma de seis lugares retangular deve medir no mínimo 1m 60cm x 90cm; e uma retangular de oito lugares precisa ter, no mínimo, 2m x 90cm.

Mesas redondas de seis lugares devem ter a partir de 1m 20cm de diâmetro e as de oito lugares, 1m 60cm.

Todas essas medidas aumentam 20 cm por cadeira caso estas possuam braços.

Fique atento, ainda, à altura relativa entre mesa de jantar e cadeiras: o espaço padrão é que o assento das cadeiras fiquem a 43 cm do chão e o tampo da mesa a 75 cm. O ideal é escolher mesas e cadeiras e experimentá-las juntas antes de comprar.

Salas de Estar e TV: Medidas de Circulação

sala de estarSalas de estar e de TV são essencialmente espaços de acomodação de pessoas – portanto pedem o respeito a algumas medidas mínimas de circulação.

Entre sofás, poltronas e mesinhas laterais, o aconselhado é 40 cm de espaço; entre esses e a parede, 10 cm são suficientes para acomodar cortinas sem embolá-las.

O ideal é que exista de 65 cm a 70 cm entre a mesa de centro e os móveis – sofás, poltronas, racks, etc.

Se essas medidas não puderem ser respeitadas, considere retirar algum móvel menos importante. O essencial é favorecer o fluxo.

Uma ótima solução para equacionar um espaço pequeno e a necessidade de lugares para sentar é adotar peças como pufes e banquinhos, que podem ser facilmente deslocados para abrir passagem.

Nas salas de TV, a distância entre o aparelho e o sofá pode ser medido pelo número de polegadas da tela vezes 2,5 e então vezes 3,5 (polegadas x 2,5 x 3,5).

Por exemplo: se a sua televisão é de 50 polegadas, ela deverá ficar a 4m 37cm dos espectadores sentados.

Outro fator é a altura da tela: o recomendável é que fique a 1m 20cm do chão.

Se o rack tiver gavetas, adicione mais 30 cm na distância entre sofá e tevê.

Espaços de Circulação na Cozinha

cozinhaO projeto perfeito prevê um metro de largura na cozinha, sem obstáculos.

A ideia é mais que assegurar a mobilidade de pelo menos duas pessoas, o que é muito frequente na hora de preparo de alimentos e de servir as refeições: é evitar esbarrões e possíveis acidentes com panelas quentes.

Ou seja, a segurança está em questão.

Para entrar na cozinha ou ter acesso à área de serviço, as portas de correr podem ser muito válidas, já que este ambiente concentra armários, geladeiras, freezers e microondas que apresentam portas – logo, exigem mais espaço livre.

Aliás, fogão e geladeira devem ficar cerca de 10 cm afastados da parede e de possíveis móveis laterais, pois precisam de espaço para dissipar, respectivamente, o calor do forno e o do motor.

Vale a pena calcular 65 cm adicionais na área de circulação da cozinha para a abertura do forno. É espaço suficiente para abri-lo e agachar.