O esmalte sintético é a tinta com melhor performance na hora de pintar móveis de madeira – estejam eles em ambiente interno ou externo. É perfeita para reciclar aquela peça já desgastada, repaginando-a e aumentando sua vida útil por muito mais tempo. Conheça as vantagens e como usá-la adequadamente.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Vantagens do Esmalte Sintético para Pintar Madeira[/h2]
O esmalte sintético se destaca por sua durabilidade (aproximadamente 10 anos) e facilidade de aplicação na hora de pintar madeira. Ele cria uma película protetora sobre a superfície.
Ele vai sobre portas, esquadrias, mesas, cadeiras, rodapés, banquinhos, portões, cercas… e pode cobrir até mesmo MDF, metal e outras superfícies. Menos alvenaria.
Sua versão básica proporciona um acabamento brilhante. Mas também pode ser encontrada fosca, alto brilho e acetinada.
Também conhecido como tinta esmalte, pode ser sintética (necessitando de dissolução em solvente aguarrás) ou à base d´água. Ambos os tipos são de fácil manutenção. Basta fazer uma limpeza simples e sazonal.
[h3 type=”2″]Tinta Esmalte Sintética[/h3]
A tinta esmalte sintética é indicada para proteger superfícies da ação do tempo, das inteméries e das manchas. Foi feita para portas extenas de madeira e partes de metal.
Você pode utilizar a tinta esmalte sintético em superfícies grandes ou pequenas, com material pesado ou delicado.
[h3 type=”2″]Esmalte Sintético à Base d´Água[/h3]
A diferença entre o esmalte sintético e o à base d´água é que o último não apresenta cheiro desagradável, que ocorre por conta de solventes na fórmula. Ela já vem pronta para uso, sem a necessidade de diluição. É bem mais prática.
Assim é recomendada para móveis de madeira que ficarão do lado de dentro da casa. Sem contar com o uso em pinturas de janelas e portas da sala, quartos, banheiros, cozinhas e lavanderias.
[h2 type=”2″ width=””]Dicas de Uso da Tinta Sintética[/h2]
Os galões de tinta esmalte sintético e à base d’água são de 3,6L ou 18L. Todavia também é possível encontrar latas menores, de 900ml.
A tinta esmalte tende a ser um pouco mais cara do que as demais. Então é recomendável aplicá-la em peças que precisam de mais proteção.
Lixe a superfície para assegurar a aderência do esmalte sintético. É importante se livrar das imperfeições antes da pintura. Quanto mais áspera a textura da peça, melhor a absorção.
Vale lembrar que se os móveis de madeira tiverem uma superfície mais irregular, deve-se usar massa antes da aplicação. Neste caso podem ser usados outros tipos de tintas que normalmente seriam para parede, tais como acrílica ou látex.
Caso contrário uma dica é aplicar tinta branca primeiro, antes da esmalte. Isso é fundamental se o tom natural da madeira for escuro e você pretende pintá-la de outra cor.
O esmalte sintético permite o uso de pincel, rolo ou mesmo spray. Os resultados, no entanto, podem diferir.
O rolo é mais fácil de usar: se sai bem em áreas grandes sem deixar marcas. O pincel é ideal para cantinhos de acesso mais difícil, como móveis pequenos ou médios.
O spray acumula as funções tanto do rolo quanto do pincel, mas demanda a proteção do ambiente ao redor, para evitar respingos.