Vantagens de Contratar um Escritório de Arquitetura

Escrito por

 

Um escritório de arquitetura exerce um papel decisivo na construção de um imóvel ou espaço.

Quando está envolvido no projeto, todas as funcionalidades de um ambiente são ampliadas e melhor aproveitadas.

É possível, por exemplo, garantir que características como calor, chuva e vento sejam usadas a favor dos moradores ou frequentadores.

No caso de uma casa, seu papel é fundamental para entender o estilo de vida dos habitantes e fazer daquele lugar mais acolhedor, confortável e belo.

Mas na hora de optar por um escritório, muita gente fica na dúvida: como escolher um? E como é feito o orçamento? Vale a pena contratar um arquiteto? O que devo esperar?

Para todas essas questões,confira alguns bons conselhos.

A Importância de Contratar um Escritório de Arquitetura

projeto arquiteturaInicialmente, ainda resta a dúvida se o trabalho do arquiteto especializado é realmente necessário na construção de um novo imóvel.

A presença do arquiteto é algo indiscutível na hora de construir um novo imóvel, justamente porque a responsabilidade de dar o aval para a execução de um novo projeto é feita por ele e os engenheiros.

O investimento é sentido não só ao analisar o resultado ao concluir as obras, mas em todo o processo.

Uma boa orientação garante a economia de materiais usados, a diminuição de desperdícios e até mesmo a entrega em um tempo menor.

Como Escolher um Escritório de Arquitetura

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Arquitetura (IAB), hoje existem cerca de 82 mil arquitetos formados em todo o país.

Isso quer dizer que há também diferentes estilos e vários tipos de profissionais – o que dá uma gama imensa de escolha para quem deseja investir em uma nova construção.

arquitetoNo caso de uma pessoa que busca um projeto maior, vale a pena apostar em um escritório maior e mais conhecido.

Uma boa lista é encontrada por aqui nas principais cidades de todo o Brasil, facilitando a pesquisa.

A busca pelo estilo em obras anteriores desse escritório é imprescindível para entender melhor se a estética e os ideais dos arquitetos casam com as aspirações dos futuros moradores.

Isso define, por exemplo, o foco em alguma característica, que pode ser desde a sustentabilidade até a escolha de um tema ou paleta de cores.

O escritório de arquitetura também vai te ajudar a conhecer bem seu espaço, as potencialidades do terreno e ter um controle preciso do quanto é possível gastar.

Por isso, antes de qualquer coisa, saiba definir o quanto é possível gastar dentro do orçamento e conversar com o profissional se a execução de determinado projeto é viável e consegue se enquadrar dentro do valor.

O Perfil do Arquiteto

Há diferentes tipos de profissionais, desde os mais reconhecidos até os que fazem trabalhos menores. Não subestime nunca o papel desse profissional e ouça sempre os conselhos que ele tem a oferecer.

Nem sempre o arquiteto de revista será a melhor escolha para um ambiente residencial, principalmente tendo em vista o terreno e as condições oferecidas.

Os arquitetos mais disputados podem ser grandes problemas, principalmente pela ausência de tempo e a presença de outros trabalhos.

Por isso, é sempre bom seguir as indicações e também pesquisar bem com diferentes profissionais antes de começar.

O investimento é grande e o resultados durarão por muito tempo, por isso não tenha pressa e avalie bem.

No final, toda a preocupação retornará em satisfação de habitar aquele espaço.

Como o Escritório de Arquitetura Presta Serviço?

projeto arquiteturaOs diferentes escritórios acabam funcionando com métodos variados na hora de acompanhar uma obra ou trabalhar em um novo projeto.

Por isso, opte sempre pela maneira que fica melhor no bolso e que resultará em melhores resultados.

Há a opção de contratar o arquiteto apenas na fase inicial, criando o projeto no papel e dando sua avaliação das possibilidades. O papel de consultoria é dado por vários escritórios e é bastante importante.

Você também pode entregar todas as responsabilidades na mão do arquiteto, contratando também para o trabalho de gerenciamento.

O acompanhamento de obra é também um serviço que pode estar incluído, com a presença desse profissional em todas as etapas do canteiro.