Como Escolher uma Tela Mosquiteira

Escrito por

 

A aproximação do verão e da época das chuvas exige um cuidado maior contra mosquitos transmissores de doenças como a dengue e a febre chikungunya, e mais recentemente o vírus Zika.

Este, que provoca microcefalia, afetando sobretudo bebês, crianças e idosos, aumentou bastante a necessidade de prevenção.

Além dos já conhecidos repelentes, inseticidas e roupas de mangas e pernas longas, da lista de precauções consta, também, a instalação de telas mosquiteiras (também conhecidas como cortinados) em portas, janelas, camas, berços e até mesmo carrinhos de bebê.

Vale lembrar que telas mosquiteiras evitam, também, a entrada de outros insetos voadores que podem pousar nos alimentos e contaminá-los – sem contar com animais como baratas, carrapatos, roedores, aranhas, escorpiões, morcegos e outras criaturas que habitam áreas mais afastadas dos centros urbanos.

Reservatórios de água também podem se beneficiar da instalação de telas contra insetos.

O importante é que a tela mosquiteira permita que o ambiente se mantenha iluminado e ventilado, ao mesmo tempo que impede a passagem de insetos.

Boas telas são laváveis, não sofrem variações térmicas ou danos com intempéries climáticas, não possuem substâncias tóxicas para repelir insetos, não favorecem o aparecimento de mofo e não propagam fogo.

Veja a seguir quais os modelos existentes no mercado e como eles funcionam.

Tela Mosquiteira para Janelas e Portas

tela mosquiteiraTelas mosquiteiras para portas e janelas podem ser feitas de alumínio, aço galvanizado, inox, fibra de vidro, nylon,  ou PVC, e podem ser fixas ou móveis.

É importante que elas possam ser confeccionadas sob medida, já que o perfeito encaixe nas portas e janelas é chave para sua máxima eficiência.

Também é possível comprar rolos inteiros de tela de aço ou polietileno para instalação própria.

Telas mosquiteiras fixas necessitam de pontos de fixação junto à janela. Para isso utilizam pregos e parafusos.

Vale lembrar que, por isso, os modelos fixos não costumam ser colocados em portas, mas sim em janelas aonde se deseja manter a tela ininterruptamente.

A exceção fica por conta de portas ou janelas com persianas ou venezianas: aí sim, o modelo fixo pode ser aplicado junto a elas.

Já as telas móveis apresentam encaixes como velcro ou até mesmo ímãs, que se prendem com a ajuda da força magnética das esquadrias.

tela mosquiteira

Tela mosquiteira com velcro

Telas móveis são utilizadas junto a janelas e portas, já que, por serem móveis, permitem a passagem de corpos: são removidas e recolocadas com facilidade.

Um exemplo é no caso das portas e janelas de correr, quando a tela forma uma segunda porta/ janela de correr também.

Cortinas Mosquiteiras

cortina mosquiteira

 

 

Cortinas mosquiteiras são telas em poliéster com sistemas de fechos magnéticos, que promove o fechamento automático dos lados da cortina depois que um corpo passa.

Elas são fixadas com velcro dupla face ou são simplesmente penduradas e presas às laterais da porta ou janela.

O importante é que exista uma abertura frontal que permita a passagem de pessoas.