A cozinha é considerada por muitos o coração da casa, já que é o lugar onde todos se encontram para conviver e fazer suas refeições. Por isso, é necessário escolher seus armários com atenção. Assim você atende as suas necessidades ao mesmo tempo que imprime uma personalidade ao lugar.[clear]
Isso se reflete na escolha de cada item: quem gosta de ter a casa sempre cheia e de dar festas deve ter uma geladeira maior, enquanto os que mantém a casa como um lugar mais reservado não precisa de um refrigerador que ocupe tanto espaço.
Um elemento fundamental para dar uma nova decoração à sua cozinha são os armários, que unem funcionalidade, estilo e organização. Oferecidos em vários modelos, tamanhos, cores e estilos, eles geralmente são o maior item deste espaço da casa.
[h2 type=”2″ width=””]Armários de Cozinha: Planejado ou Pronto?[/h2]
Antes de comprar um armário, é preciso decidir entre um modelo pronto ou planejado.
Se você tem uma cozinha pequena, o ideal é economizar espaço e escolher um armário que tenha o tamanho exato disponível para ele, evitando que o cômodo fique apertado. Ou seja, planejado é melhor.
Além disso, pondere aquilo que você precisa guardar, considerando o espaço que será necessário para armazenar os alimentos, as panelas, os talheres e os outros utensílios.
Se você dispõe de mais espaço ou não tem tanta coisa para guardar, tire cuidadosamente as medidas das paredes e cogite armários prontos para instalar.
[h2 type=”2″ width=””]Disposição de Armários de Cozinha[/h2]
A disposição dos armários no ambiente também deve ser pensada antes da compra, pois é importante que o espaço se mantenha funcional e que os armários não interfiram na utilização de outros móveis e eletrodomésticos.
Por exemplo: o espaço para abertura de portas e gavetas deve ser grande o suficiente para que elas possam ser movidas sem atrapalhar o conforto de quem fica no ambiente ou a funcionalidade de outros objetos.
Além disso, é importante que o armário seja disposto de uma forma prática. Os talheres normalmente ficam perto da pia, devendo estar guardados na gaveta mais próxima dela.
Pense também onde ficarão o fogão, a geladeira e outros itens com que você deseja equipar sua cozinha, para que você possa aproveitar melhor cada espaço.
Os armários podem ficar suspensos, na metade superior da parede, e embaixo de pias e bancadas.
Ao pegar a planta da casa ou apartamento, verifique também a localização de canos e fios de eletricidade, evitando que, durante a instalação do armário, você seja surpreendido por um vazamento ou rompimento de redes de energia.
Para garantir maior segurança, informe-se se a loja onde você comprou o armário também faz a instalação. Normalmente esse serviço é oferecido gratuitamente ou mediante o pagamento de uma pequena taxa.
[h2 type=”2″ width=””]Materiais do Armário de Cozinha[/h2]
Antigamente, os armários eram feitos somente de metal ou de madeira; atualmente, é possível encontrar diversas opções de materiais e de revestimentos com diferentes cores e efeitos.
A madeira é um material durável, que pode ser encontrado com uma grande variedade de acabamentos e que se adequa tanto a ambientes mais clássicos quanto aos mais rústicos.
No entanto, ela deve ser mantida sempre livre de umidade, para que não venha a estragar – mesmo quando recebe vernizes e tratamentos.
Já os armários de metal são feitos com aço inoxidável, combinando melhor com ambientes mais contemporâneos e se mostrando mais duráveis e fáceis de limpar.
Porém, esse material evidencia os riscos com maior facilidade, sendo necessário tomar o máximo de cuidado no momento da limpeza.
Se você busca economia, existem ainda os armários laminados.
Esse móvel possui diferentes tipos, e sua fabricação envolve diversas técnicas de prensagem.
Ainda que sejam menos resistentes que os demais, esses armários possuem preços mais baixos e opções das mais diferentes cores e estilos, permitindo inovar da decoração da cozinha.