Aposte nas Escadas Pré-Fabricadas

Escrito por

As escadas em residências são parte integrante da arquitetura original do imóvel e devem ser compatíveis com o espaço disponível.

 

Um bom pedreiro até consegue construir uma escada num ambiente já existente; porém, além do alto custo, da demora e da necessidade de mão de obra especializada, o profissional ainda deverá ter conhecimentos de engenharia para definir a quantidade exata de cada produto.

Basta um pequeno erro de cálculos e a sua escada poderá acabar com inclinação errada ou pisada fora de padrão.

Pior: mesmo que esteja perfeita e linda, ela pode apresentar problemas decorrentes de erro na massa, que poderá se esfarelar ou apresentar fissuras e trincas que poderão comprometer sua estrutura, inviabilizando seu uso.

A saída será a escada pré-fabricada. Saiba mais a seguir.

Vantagens da Escada Pré-Fabricada

escada caracolA escada de concreto pré-fabricada ou pré-moldada é a solução ideal para todo tipo de construção: seu sistema de fabricação proporciona ao consumidor um custo menor que uma escada feita na obra e com melhor acabamento.

Além disso oferece conforto e economia de espaço, seja para áreas internas ou externas da residência ou comércio.

Outra grande vantagem da escada pré fabricada ou pré-moldada é que os testes não são feitos na obra ou na sua casa: na própria fábrica há moldes onde as pisadas, inclinações e degraus seguem as normas técnicas da ABNT.

A escada pré-moldada já sai pronta da fábrica. Somente a instalação é feita no local.

Até mesmo o cimento já vai curado (todo cimento, mesmo quando recebe aditivos, tem um tempo de cura, que varia entre 20 e 28 dias, período este que não deve receber peso ou impactos).

Como Escolher a Escada Pré Moldada

É muito importante, na hora da compra, escolher bem aonde encomendará a escada pré-fabricada.

Procure lojas estruturadas e com tradição pois uma escada é para a vida toda e pequenas economias podem trazer muita dor de cabeça e inúmeros prejuízos.

Refazer uma escada envolve a perda do piso ou revestimento, do corrimão escolhido – sem contar com novos gastos com mão de obra, o entulho e o transtorno de não ter acesso ao andar de cima.

Portanto não se atenha somente a preços e sim à qualidade da escada adquirida. Como qualquer outro produto, existem fabricantes que oferecem produtos com maior e menor qualidade.

Bons fornecedores oferecem características adicionais como escadas em concreto aparente, piso antiderrapante, com tratamento de compactação, alta resistência, instalação de carpetes, resinas, pedras naturais, borrachas, madeira e muitos outros revestimentos.

Escadas Pré-Fabricadas: Especificações

É muito importante a correta especificação da escada pré-moldada: o formato certo, o material mais adequado e o custo compatível com o imóvel.

Elas são fabricadas nas larguras de 1,20m, 1,40m, 1,60m, 1,80m e 2,00m, e em cinco modelos:

Escada Caracol

escada

Projeto da Bella Telha

 

É a mais famosa entre as escadas pré-fabricadas. Começa com o diâmetro de um metro e vai até dois metros.

As de um metro não são recomendadas pois ficam com uma pisada muito pequena, aproximadamente 40 cm, pois no meio há uma coluna para fixação dos degraus (em torno de 20cm; logo, 40 cm de cada lado).

Este modelo de escada é muito utilizado pois facilita o acesso utilizando pouco espaço, ou seja, se a escada caracol for de 1,40, quer dizer que ela utilizará 1,40 na parte de baixo e 1,40 na parte de cima.