Apartamentos pequenos não precisam ser claustrofóbicos. Evitando alguns erros de decoração ele estará sempre visualmente harmonizado e acolhedor. Confira a seguir o que não fazer na hora de decorar imóveis de 40 a 60m².[clear]
O grande segredo é saber utilizar as proporções corretas para móveis, aproveitar a área com inteligência e apostar na luminosidade. Uma circulação mais livre também ajuda muito.
[h2 type=”2″ width=””]Atenção aos Móveis e à Marcenaria do Apartamento Pequeno[/h2]
Um dos maiores erros de decoração em apartamentos pequenos é escolher móveis puramente por conta de sua beleza. Na hora de comprar sofás, tapetes, cadeiras, mesas e racks, por exemplo, leve as medidas de cada canto do cômodo numa planta baixa improvisada.
Isso vai garantir o encaixe perfeito de cada item no espaço disponível. E você ainda evitará a compra de móveis demais – num imóvel reduzido uma única cadeira extra poderá colocar o equilíbrio em cheque.
Outro detalhe para se prestar a atenção é com a marcenaria sob medida. Esses móveis podem ser grandes aliados da decoração do apartamento pequeno, mas se mal dimensionados podem ser um desastre.
O ideal é que você contrate um arquiteto ou decorador para planejar a marcenaria. Além da possibilidade de projetar móveis multiuso, aproveitando ao máximo o espaço, eles poderão acompanhar a obra, garantindo que tudo está sendo feito da forma correta.
[h2 type=”2″ width=””]Cuidado com Iluminação Escassa em Apartamentos Pequenos[/h2]
Quanto mais escuro o ambiente menor ele parece. E a melhor maneira de iluminar um apartamento pequeno é a natural – aquela que entra pela janela, aproveitando a luz solar.
Se as suas janelas são pequenas, consulte as normas do condomínio e verifique a possibilidade de fazer uma obra para aumentá-las.
Dispense venezianas ou outras estruturas que fechem as janelas. Garanta que as vidraças sejam bem transparentes e livres de coberturas.
No tocante às cortinas, prefira as do tipo romanas ou persianas horizontais. Quando recolhidas elas revelam a janela inteira.
[h2 type=”2″ width=””]Apartamentos Pequenos: Evite uma Decoração Carregada[/h2]
Quando o apartamento é pequeno, quanto menos adornos, melhor. Sim, o conceito minimalista é o ideal aqui. Ambientes com excesso de objetos faz o espaço encolher e pode ser sufocante.
Uma inspiração na medida para espaços diminutos é a decoração escandinava. Mas se você gosta de um visual dramático, a dica é escolher móveis e peças bem marcantes – mas usar o mínimo possível deles.
Um sofá antigo com estofado imperial e tecido de veludo, por exemplo, é possível. O segredo é que o cômodo não conte com nenhum outro acento – no máximo um pufe bem neutro.
E não tente ocupar eventuais espaços vazios. Deixe-os livres.
O uso de grandes espelhos faz o apartamento parecer maior e mais iluminado.
[h2 type=”2″ width=””]Saiba Utilizar as Paredes – ou Derrube-as[/h2]
Da mesma forma que os espaços vazios, paredes com poucos quadros, prateleiras e nichos são ideais. Distribua bem esses itens, deixando espaço entre eles.
Uma ótima forma de guardar livros é instalando prateleiras logo acima da altura da porta, uma ao lado da outra, por todo o ambiente. Isso cria uma moldura interessante para o cômodo ao mesmo tempo que não o reduz.
Afinal estantes e muitas prateleiras enfileiradas na vertical possuem profundidade, o que pode ocupar preciosos centímetros da área, fazendo-a parecer menor.
Outro erro é manter os cômodos separados pelas paredes. A menos que você tenha filhos ou divida o apartamento com ninguém, poderá quebrar a parede do que seria o quarto das crianças ou hóspedes e ampliar a sala.
Mesmo se o seu imóvel tiver apenas um quarto, é possível integrá-lo à sala, a exemplo de um loft ou casa nua. A amplidão vale a pena e fica muito charmoso.
O mesmo se aplica à cozinha: que tal uma americana ou gourmet, com bancada fazendo as vezes da mesa de jantar e aberta para o resto da casa?