Evitar sombreamento dos módulos

Os módulos fotovoltaicos deverão ser fixados em local livre de sombreamento entre 2 horas após o nascer do sol e 1 hora antes do pôr do Sol, em qualquer época do ano.

Deverão ser evitados locais em que o crescimento da vegetação possa sombreá-los e eliminar qualquer objeto que possa sombrear o modulo.

Fique atento para as arvores e edificações próximas.

É importante recordar que o sol varia sua posição ao longo do ano e que as arvores crescem.

Uma sombra sobre parte do módulo, além de provocar uma redução desproporcional da quantidade de energia produzida, pode provocar um ponto quente perigoso no módulo.
Por isso deve-se evitar todo tipo de sombras.

Precaver-se de sujeira sobre os módulos

Considerando o decréscimo de desempenho dos módulos com a deposição de poeira e folhas, deverão ser evitados locais próximos de estradas de terra com muito tráfego de veículos ou arvores.

Outra fonte importante de sujeira sobre os módulos são as fezes de aves, principalmente quando elas escolhem o modulo para pousar.

Caso sejam comuns na região tem que se prever algum dispositivo antipouso.

Se o nível de sujeira ou poeira sobre o modulo for elevado deve-se lavar os módulos periodicamente (em momento sem insolação para não trincar o vidro).

Posição dos módulos em relação às baterias

Tendo em vista a baixa tensão do sistema e as correntes elétricas relativamente elevadas, devem ser minimizados os comprimentos dos cabos elétricos e utilizadas seções adequadas, de forma a reduzir as perdas no sistema.

Por isso o módulo deve ser colocado o mais próximo possível das baterias e do controlador de carga (comprimento máximo do cabo módulos-controlador de carga – 7 m – ver tabela da fiação elétrica).

Instalação do suporte dos módulos

Os módulos deverão ser montados em um suporte, normalmente de aço zincado á quente ou em alumínio, que será fixado a um poste.

O módulo deve ser instalado de forma a reduzir as possibilidades de acesso de estranhos e animais.
Dentro do possível devem ser minimizadas as possibilidades de roubos.

O suporte deve ter parafusos, porcas e arruelas de aço inoxidável e construção robusta para suportar ventos de até 100 km/h.

O poste deverá ser de material durável adequado à longa vida útil prevista para o sistema, com extremidades vedadas para impedir o acesso de animais e insetos e evitados pontos de empoçamento de água.

O poste deverá ser fixado verticalmente, assegurando uma resistência aos ventos fortes, animais e limpeza dos módulos.

Direcionamento e inclinação dos módulos

Não é recomendável instalar os módulos solares na horizontal ou com uma inclinação menor que 10º considerando a necessidade de escoamento e limpeza dos módulos pela água das chuvas, o pouso de pássaros, permanência de folhas, etc. que poderiam reduzir a eficiência de captação da radiação solar.

No hemisfério sul os módulos devem ser direcionados para o Norte geográfico ou verdadeiro, que é ligeiramente diferente do norte magnético indicado pela bússola.
No Brasil o norte verdadeiro fica à direita do norte magnético.

Uma forma pratica é estender o braço direito para o nascente e o esquerdo para o poente sendo que o norte verdadeiro estará à sua frente, na linha perpendicular aos braços abertos.
Com isso ele consegue captar mais energia durante todo o dia.

A maior inclinação dos módulos fotovoltaicos para o Norte verdadeiro favorece a produção de energia nos meses de inverno (quando a trajetória aparente do Sol está voltada para o Norte e mais baixa em relação ao zênite e os dias são mais secos e claros), mas prejudica a produção de energia nos meses de verão (quando a trajetória aparente do Sol está mais próxima ao zênite e os dias são mais nublados e chuvosos).

Por isto o ângulo de inclinação dos módulos (para o norte) em relação a horizontal é função da latitude, das características climáticas da região de instalação e também das caracteristicas sazonais de consumo de energia elétrica.

Uma regra pratica é inclinar de 5 a 25 graus a mais que a latitude local, procurando priorizar a máxima produção de energia no mês mais crítico.

Ou seja em um local situado na latitude de 32 graus sul o ângulo de inclinação deve ser entre 37 e 57 graus.