[space][space][space][space][space][space][space][space]Eletrodutos …[clear]
[h2 type=”1″ width=””]Pela norma qual deve ser o eletroduto a ser aplicado entre as lajes de um prédio residencial, para passagem de fiação elétrica?[/h2]
A lajes são feitas com formas de madeira e concretada no local da obra.
Poderíamos usar para a aplicação acima, o eletroduto flexível reforçado laranja de diâmetro 3/4″ ???[clear]
[h2 type=”1″ width=””]Resposta:[/h2]
O tipo de eletro duto para ser instalado nas lajes ainda por concretar pode variar em bitola ou calibre, e também em característica de material, ou seja, podem ser fabricados em PVC flexível sanfonado reforçado tipo o que você citou, podem ser rígido roscável ou rígido simples não roscável (este, eu não aconselho sua utilização por motivo de acontecer muitos amassados e depois não ter condição na passada dos fios em seu interior), ou até de aço galvanizado.
Atualmente só é utilizado eletro duto de no mínimo 3/4 de polegada, pois o de menor bitola só é usado em último caso (1/2″), e mesmo assim por falta de conhecimento técnico do profissional ou por questão financeira, que deve ser desprezada para não haver gasto maior no futuro.
Quanto a sua principal pergunta, sim, pode ser usado o eletro duto flexível reforçado laranja ou o amarelo sanfonado tipo “traqueia” de boa qualidade, sempre no mínimo de 3/4″.
A norma que regulariza a utilização de eletro dutos é a NBR 5597 da ABNT.
Se possível faça uma consulta a ela para obter melhores informações e executar o serviço dentro dos padrões legais, e é claro evitar problemas na hora de instalar a fiação geral para alimentação elétrica.
Abaixo, uma tabela de quantidades de condutores (fios) de acordo com seu calibre ou bitola que podem ser introduzidos nos eletro dutos de acordo com seu diâmetro.
Deve-se levar em consideração a quantidade ou tipos de equipamentos que serão utilizados nessa rede elétrica, para se calcular a bitola ou calibre dos condutores (fios) e assim determinar o diâmetro do eletro duto compatível para a quantidade correta de condutores em seu interior, de acordo com a tabela acima e obedecendo a norma NBR 5597- ABNT.