Efeitos de Parede com Desempenadeira

Escrito por

Na hora de renovar o visual do ambiente, texturas de paredes constam como uma das opções mais originais. Aqui, as desempenadeiras são um item crucial para chegar ao resultado desejado.

As texturas com desempenadeiras são mais comumente utilizadas para superfícies externas, como, por exemplo, fachadas. Dentro de casa, praticamente qualquer cômodo fica bem com texturas.

Uma das dicas para deixar o ambiente mais moderno é realizar a textura em apenas uma parede. Isso destaca essa parte do espaço em questão.

Texturas com Desempenadeiras: Efeitos

efeito-desempenadeiraPor conta da diversidade de larguras e formatos das desempenadeiras – e das massas e tintas disponíveis no mercado – o céu é o limite em termos de efeitos. No entanto, alguns são mais populares.

Texturas semi prontas para paredes, como o grafiato, o granfino e as rústicas são as campeãs de preferência.

O granfino e o grafiato possuem pedrinhas (grânulos de quartzo e cristais minerais) que realizam marquinhas conforme são espalhados pela superfície. A diferença é que o primeiro é feito de grãos mais finos que o segundo.

Já a textura rústica é criada a partir da habilidade de quem a aplica somada ao relevo da desempenadeira.

Tipos de Desempenadeiras para Texturas de Paredes

A função mais básica da desempenadeira é aplicar massa, gesso e rebocos na superfície nivelá-la. É o caso das desempenadeiras reta de base metálica, lisa e reta, por exemplo. Contudo, com alguma imaginação e habilidade é possível criar texturas mesmo com elas.

Para facilitar essa tarefa, as desempenadeiras plásticas, dos modelos lisa ou superlisa, já são capazes de realizar acabamentos, bem mais facilmente, com tinta para texturas.

textura-com-desempSua variação míni com borracha acerta os cantinhos de uma parede com textura. Também é excelente para realizar detalhes decorativos mais precisos com tintas especiais ou, em especial, com gel próprio para esse fim.

Para texturas granfino ou grafiato, por exemplo, prefira as desempenadeiras plásticas com base rugosa: elas aumentam o potencial decorativo da tinta. Suas bordas costumam ser arredondadas.

Você também pode utilizar a desempenadeira de aço para espalhar a tinta com textura na parede e, em seguida, utilizar uma desempenadeira em PVC para criar o efeito. Para isso, passe-a horizontal ou verticalmente; cruzado ou circularmente.

Com uma desempenadeira com borracha de tamanho médio, é possível reproduzir um efeito envelhecido a partir de massa corrida, acrílica ou fina.

Se quiser chegar a um efeito rústico, aplique massa específica para essa finalidade e lance mão de uma desempenadeira de PVC. Realize movimentos perpendiculares, sempre na vertical, sobre a parede. Não limpe os excessos de massa: deixe-os de forma grosseira.

Finalmente, a desempenadeiras de aço específica para texturas é, também, em dimensão mínima e possui abas para criar superfícies granuladas.

Outras Dicas para Efeitos com Desempenadeira

Sempre faça um pequeno teste sobre o efeito que você pretende fazer num pequeno trecho da parede: isso evitará um transtorno maior no caso de não sair conforme desejado.

Você pode fazer os efeitos a partir de massa já colorida ou massa branca, e posteriormente pintar da cor que você quer. Neste último caso, aguarde cerca de 24 horas após o trabalho com a desempenadeira para que a massa seque adequadamente.

Atenção à quantidade de massa aplicada sobre a parede: exageros ou falta podem comprometer o efeito pretendido.