Laje Solar: Iluminação Natural em Ambientes Internos

Escrito por

A chamada laje solar consiste num bloco de vidro ou polipropileno capaz de proteger totalmente o interior do imóvel, ao mesmo tempo em que permite a entrada da claridade externa. Saiba mais a seguir.

A arquitetura moderna caminha num sentido mais sustentável. Isso, muitas vezes, se traduz no aproveitamento da luz solar no interior de casas, apartamentos e edificações comerciais.

Desta forma, a iluminação artificial pode ser, em grande parte ou totalmente, dispensada durante o dia. Os gastos com energia elétrica diminuem bastante.

Uma das maneiras de fazer isso é com a utilização de blocos semelhantes a tijolos de vidro na estrutura da laje da construção. São as lajes solares, também conhecidas como eco lajes ou lajes ecológicas.

Características e Uso da Laje Solar

Os blocos de vidro especiais para lajes são encaixados em espaços previamente projetados para recebê-los. Ao contrário das telhas de vidro, de domos ou das claraboias tradicionais, é possível pisar sobre eles com segurança se a circulação pela laje se fizer necessária.

Podem ser aplicados em lajes prontas, de concreto. Com as lajes de polipropileno, mais leves, a instalação em lajes de isopor é viável.

Com as lajes solares, é possível iluminar de dois a três pavimentos internos do imóvel, caso exista uma área aberta central. Ou seja, seu efeito de iluminação é amplo.

laje ecologica

Outra possibilidade é instalar a ecolaje no topo da construção e nos pisos subsequentes, de modo que eles distribuam a luminosidade para andares inferiores.

Elas podem ser encontradas na versão incolor ou em outros tons transparentes. A edificação ganha um aspecto mais contemporâneo. É perfeita para construções e decorações no estilo industrial.

Vantagens das Eco Lajes

ecolajes coresComo já vimos, ao permitir a passagem da luz solar para o interior do ambiente, a necessidade de utilização de lâmpadas elétricas durante o dia diminui drasticamente. Isso leva a uma grande economia na conta de energia.

Lajes solares também possuem versões com propriedades térmicas. Isso significa que apenas a luz do sol passa por ela; o calor, não. Isso é ideal, porque, do contrário, a economia com lâmpadas poderia ser anulada com a necessidade de uso de ar condicionado.

Porque são resistentes, as ecolajes cumprem a mesma função estrutural do restante da laje. Elas são à prova de arrombamento, são fáceis de limpar e possuem custo acessível.

Instalação da Laje Ecológica

instalacao laje solarA instalação da laje solar é feita por meio de seu encaixe numa estrutura especial e posterior concretagem junto ao restante da laje. Lajes de polipropileno, mais leves, podem ser encaixadas no local de uma lajota tradicional. Seu acabamento é realizado com silicone.

Independente do modelo, vidro ou polipropileno, é importante promover a impermeabilização da peça. Isso evita a ocorrência de infiltrações, já que podem haver vazamentos entre a laje solar e sua moldura.

Embora a princípio não requeiram mão-de-obra especializada para a instalação, é, sim, importante o planejamento da instalação das lajes ecológicas junto a um arquiteto ou engenheiro.

Isso porque eles estão capacitados a calcular qual o número ideal de peças para a entrada mínima suficiente de iluminação dentro do espaço – além de entenderem qual a quantidade segura de lajes por metro quadrado para não comprometer a resistência do local.