Medidas da tubulação – duvidas sobre diâmetro do encanamento!

Escrito por

Medidas da tubulação

Duvida sobre medida do encanamento:

Um encanador que está realizando um serviço pediu-me para comprar algumas peças de 1 polegada, porém comprei peças de 25 mm que pelo que me consta é 1 polegada, porém ele pediu para trocar por conexões de 32 mm , confesso que não entendi!

A pergunta é muito interessante, pois, esclarece uma dúvida de muitas pessoas e muitos profissionais que não sabem explicar o porquê desta diferença.

Este assunto causa muita confusão, pois, algumas tubulações têm o seu diâmetro medido internamente e outras tubulações têm seu diâmetro medido externamente.

Medidas da tubulação – Visualizando a diferença:

Tubos Roscáveis PVC (Tem seu diâmetro medido em polegada)

medidas da tubulação cano com roscaOs tubos roscáveis de PVC têm como referência de medida o seu diâmetro interno, por exemplo:

O tubo roscável de ¾” (três quarto de polegada) tem a sua medida externa no valor de aproximadamente 25,4mm, ou seja, uma polegada, porém apresenta a medida do seu diâmetro interno de 19,05 mm, que na verdade convertendo para polegada é equivalente a ¾”.
Por isso afirmasse que este tubo tem diâmetro ¾” (três quarto de polegada).

Tubos Soldáveis de PVC (Tem seu diâmetro medido em milímetros)

Os tubos soldáveis de PVC têm como referência de medida o seu diâmetro externo, por exemplo:

medidas da tubulação   tubo colavelO tubo soldável de 25 mm (vinte e cinco milímetros) tem a sua medida interna no valor de aproximadamente 21 mm, ou seja, valor menor do que o mencionado pelo fabricante como referência, porém ele apresenta a medida do seu diâmetro externo no valor de 25 mm.

Essas diferenças entre referência de medidas de diâmetro interno e externo faz com que haja essa confusão de medidas, fazendo que com uma tubulação apresente diâmetros diferentes dos especificados pelo fabricante, em minha opinião como profissional deve-se considerar o valor do diâmetro interno, pois, é na secção interna que o fluido será conduzido, então na verdade o diâmetro externo não serve como referência.

Medidas da tubulação – Analisando este caso:

O encanador solicitou conexões roscáveis com diâmetro de 1” (uma polegada), isso significa que o fluido será conduzido através de um diâmetro interno no valor de 26 mm, na verdade é isso que deve ser considerado.

Quando você comprou conexões soldáveis de 25 mm você na verdade comprou conexões com diâmetro interno no valor de 21 mm, ou seja, bem abaixo dos 26 mm do diâmetro interno da tubulação de 1”uma polegada.

 medidas da tubulação  tipos de tubos

“Quando o encanador pediu para comprar conexões soldáveis de 32 mm, na verdade ele está solicitando conexões de diâmetro interno no valor de aproximadamente 27 mm que se aproxima muito do diâmetro interno da tubulação de 1” uma polegada.

A maioria dos livros não considera esta diferença entre diâmetro interno e externo, como mostra a figura abaixo, porém é algo que devemos considerar principalmente quando se trata de vazões de líquidos. Seria bem mais simples considerar como padrão de medida o valor do diâmetro interno tanto dos tubos como das conexões.

Na figura abaixo se considera uma tubulação de 1” (uma polegada) roscável substituível por uma tubulação soldável de 25 mm, o que não procede, pois um tubo de 1” tem seu diâmetro interno no valor de 26 mm enquanto o tubo soldável de 25 mm tem seu diâmetro interno no valor de 21 mm, ou seja, quatro milímetros a menos.