Reforma do Telhado II – Duvidas e Dicas!

Escrito por

Como começar a reforma do telhado !
Ao começar a fazer a reforma do telhado verifique antes se o madeiramento, as inclinações e especificações do telhado a ser trocado estão em perfeitas condições e se obedecem ao espaçamento.
Verifique também rufos e calhas.

Posso misturar telhas de mais de uma Cerâmica no mesmo telhado?

Não é recomendado colocar no mesmo telhado telhas de mais de um fabricante.
Apesar de terem nomes e modelos similares as Cerâmicas diferenciam seus produtos em pequenos detalhes.

Um detalhe normalmente diferente nas telhas de mesmo modelo são seus encaixes.

Durante a reforma do telhado posso andar sobre as telhas?

Sim, desde que coloque uma tábua sobre as telhas e caminhe sobre ela.

Durante a reforma do  telhado, nunca pise diretamente nas telhas e, em hipótese alguma, ande sobre o telhado se as telhas estiverem molhadas.

Porque é comum verificar ligeiras diferenças de tonalidade em telhas do mesmo tipo e cor?

As telhas cerâmicas são consideradas produtos naturais, dada a matéria-prima constituinte, e obtêm a sua cor definitiva após a cozedura  – quer considerando a telha no seu tom natural, quer com aplicação de engobes.

Por este motivo, as pastas utilizadas no fabrico da telha podem apresentar ligeiras diferenças nas proporções dos minerais que as compõem, resultando em pequenas diferenças de tonalidade após a cozedura.

Uma forma prática de atenuar estas diferenças no telhado consiste em misturar, durante a instalação, telhas de diferentes paletes.

Porque a Determinação da Massa e Absorção de água?

A impregnação de água na telha diminui sua resistência mecânica,assim, quanto menor a massa de água absorvida, melhor a qualidade da telha.

O que são impermeabilizantes para telhas de ceramica?

Telhado.São resinas acrílicas ou a base de cilicone, desenvolvidas especialmente para aplicação em material cerâmico em geral.

O material adere nas porosidades das superfícies, formando uma película protetora resistente e ipermeável que impede a umidade, o acúmulo do pó, fuligem e limo, garantindo assim uma aparência seca e limpa.

A superfície a ser aplicado o produto deve ser seca, limpa, isenta de pó, cera, graxa, manchas de óleo, bolor, fuligem, cal, cimento etc.

Quando aplicado em superfícies claras, os impermeabilizantes que apresenatm resíduos sólidos poderão torná-las levemente amareladas.

Para obtenção de bons resultados, a superfície deve estar completamente limpa e isenta de qualquer tipo de umidade.

O produto deverá ser reaplicado a cada cinco anos, em futura reforma do telhado.

Como impedir o ataque da umidade nas telhas de ceramica?

A umidade é um fator natural que ataca todos os materiais, principalmente aqueles expostos ao tempo.

Por ser um material poroso, o barro utilizado na confecção desse tipo de telha pode necessitar de proteção contra a absorção de água e o desgaste pela ação dos raios ultravioleta e pela poluição.

Por que devo fazer o telhado observando o caimento (inclinação) indicado ?

O caimento indicado é tecnicamente calculado para que o telhado ofereça a vazão necessária da água.

Utilizar o caimento indicado impede o surgimento de goteiras, além de oferecer um excelente visual para seu telhado.

Por que as telhas ficam escuras?

Esse fenômeno acontece normalmente em telhas com longo tempo de colocação.
A telha fica escura na face superior por receber diretamente os efeitos de poluição e umidade constante.

Escurecimento e mofo na face inferior da telha é ocasionado pelo excesso de umidade e maresia, podendo se acentuar em áreas de pouca ventilação.
Telhados instalados em regiões com muitas árvores e plantas podem acelerar a apresentação desses fenômenos.

Qual a importância da ventilação e o que devo ter em conta, em relação a este aspecto, no meu telhado?

E o mato subiu no telhado...As telhas cerâmicas são porosas, logo susceptíveis de absorver e libertar água (diz-se que “respiram”), qualidade que as torna ideais para a regulação de umidade no interior do edifício.

Uma boa ventilação da cobertura, assegurada pelo cumprimento das boas práticas na montagem de telhados com especial atenção na existência de um espaço mínimo de caixa de ar, permitindo a sua circulação junto à face inferior da telha . Permite ainda diminuir o aparecimento de musgos e fungos uma vez que uma telha bem ventilada retém durante muito menos tempo a água absorvida e, consequentemente, deixa de proporcionar condições de umidade que favorecem a sua germinação.

 Por que as telhas estão suando por baixo?

As primeiras chuvas que caírem sobre um telhado novo tendem a fazer com que as telhas suem em sua face inferior sem, contudo, gotejarem.

Esse fenômeno desaparece por completo após algumas chuvas, desde que seja projetada uma ventilação correta na parte inferior do telhado e obedecida a tabela de inclinação de telhados.

As telhas apresentam manchas na face inferior, por quê?

Reforma do telhado: Nos primeiros meses após sua colocação, as telhas podem apresentar manchas brancas que não afetam sua funcionalidade.

Essas manchas são causadas por sais contidos em sua matéria prima, característica normal nas telhas produzidas com argila vermelha.

Um caimento insuficiente agrava sensivelmente esse fenômeno.
Essas manchas podem ser removidas através da limpeza com jato de água.

O que é o “verdete”, como aparece nas telhas cerâmicas e que fazer para o prevenir?

O fenômeno natural de aparecimento e proliferação de micro-organismos (musgos e fungos) em telhas cerâmicas – na verdade, são muito poucos os materiais que, quando expostos, estão livres deste risco – é vulgarmente designado de “verdete”.
Mesmo em materiais menos porosos, como é o caso da telha de vidro, o “verdete” pode aparecer.

verdete e a reforma do telhadoComo fatores decisivos para o seu aparecimento apontam-se a proximidade de árvores, de terrenos de cultivo, a orientação do edifício, a sua elevada exposição aos agentes atmosféricos devido ao relevo do local, diminuto período de exposição solar, poluição do ar, falta de manutenção e ventilação do telhado, pouca inclinação das pendentes, demasiada utilização de argamassa nas situações de remate, entre outros.

A impossibilidade de controlar todos estes factores torna impossível garantir o não aparecimento de “verdete” no seu telhado.

No entanto, existem várias formas de o prevenir.

A ventilação do telhado é uma delas por potenciar a circulação de ar de forma a efetuar a secagem mais rápida das telhas após as chuvas, não favorecendo a germinação de musgos.
Para tal deverá recorrer-se à utilização de acessórios de ventilação e à sua correta aplicação, usando uma quantidade de argamassa suficiente apenas para a fixação das peças (o seu uso excessivo pode favorecer condições de infiltração e retenção de umidade).

Outro fator importante na Reforma do telhado, é respeitar a inclinação mínima aconselhada pelo projetista, favorecendo o desejável escoamento das águas.

A manutenção e lavagem do telhado são também aconselháveis, devendo realizar-se de 3 em 3 anos, dependendo da sua localização, retirando da cobertura os resíduos acumulados incluindo o sistema de evacuação de águas associado.

Fonte: www.ceramicavasatex.com.br/Ceramica Coelho da Silva
Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: PAULO HUMBERTO, Cesar e Camilla, Rosino, Death Fernandes