DOBRADIÇAS para PORTAS e JANELAS.

Escrito por

Dobradiças

As dobradiças são peças fabricadas geralmente em ferro (oxidadas, zincadas, niqueladas ou escovadas), em bronze ou latão (liga e cobre com níquel) que sustentam e permitem a movimentação das esquadrias.

As mais comuns são feitas de duas chapas, chamadas de asas, interligadas por um eixo vertical chamado de pino, podendo variar bastante na sua forma conforme o uso.

Dobradiças

 fonte: www.uepg.br

Dobradiças de qualidade não só ajudam no bom funcionamento da porta, permitindo uma abertura suave e sem barulho, mas também mantém a porta no batente, garantindo maior segurança.

video: Porta – Dobradiças e Fechaduras

Dobradiças – Denominações

Linha Leve – recomendada para portas de até 30 kgs.

Linha Média – recomendada para portas de até 45 kgs.

Linha Pesada – recomendada para portas de até 70 kgs.

Linha Palmela – recomendada para possibilitar a abertura de uma janela ou porta tipo balcão, paralelamente à parede.

Em regiões litorâneas e/ou com alto índice de umidade (ex. sauna, banheiro, entre outros), é recomendada a utilização de dobradiças em latão.

Cuidados

Após a instalação, não se deve utilizar nenhum produto químico, tais como álcool, solventes, etc., pois podem danificar o acabamento das peças.

Também não se deve utilizar nenhum produto abrasivo, tais como lixas, palhas de aço, saponáceos, etc., pois também podem danificar o acabamento.

Utilizar somente uma flanela úmida para a limpeza das peças. Utilizar óleo fino em spray do tipo WD40 de tempos em tempos para lubrificação.

Como manter dobradiças, fechaduras e trincos:

Devem ser lubrificados com óleo de máquina (Singer).

No miolo das fechaduras (local da chave) passe grafite em pó ou spray.

Dobradiça

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: dok1