Disjuntores: Qual a diferença entre curva B e C?

Os disjuntores curva B são utilizados nos circuitos que receberão cargas resistivas, que são aqueles equipamentos como chuveiro, torneira elétrica, lâmpadas e secadora de roupas.

Já os dispositivos de curva C são utilizados para proteger circuitos de uma residência em que estão ligados cargas indutivas como geladeiras, condicionadores de ar, motores elétricos em geral, etc.

Como fazer a escolha de um disjuntor para luzes de poste?

A escolha de um disjuntor termomagnético para lâmpada em um poste é muito simples.

Primeiramente você tem que verificar a potência em watts da lâmpada e saber a tensão em volts que esta lâmpada será alimentada, depois basta dividir a potência pela tensão e descobrir a corrente em ampères. É a corrente em ampères que determina qual o disjuntor e o calibre ou bitola do fio condutor corretos.

Essa regra esta normalizada na NBR 5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas pela LEI de OHM/Watt).
Exemplo: Lâmpada de 100 watts e funcionando em 127 volts. Teremos 100:127= 0,78 ampères.

Nota-se que a corrente de uma única lâmpada de 100 watts é muito baixa, portanto pela tabela de capacidade de condução de corrente dos condutores que o fio condutor pode ser de baixo calibre, em torno de 1,5 mm² a 2,5mm² de seção.

Tabela de capacidade de condução de corrente:

Cabo condutor de 1,5 mm² suporta sem aquecer 15,5 ampères.
Cabo condutor de 2,5 mm² suporta sem aquecer 21,0 ampères.
Cabo condutor de 4,0 mm2 suporta sem aquecer 28,0 ampères.
Cabo condutor de 6,0 mm² suporta sem aquecer 36,0 ampères.

Agora você já sabe como determinar o DISJUNTOR correto e fazer a escolha certa do cabo condutor (fio) que será utilizado na sua iluminação externa nos postes.

Mesmo que sejam várias lâmpadas ligadas na mesma rede, somam-se todas as potências em watts e divide-se pela tensão em volts de alimentação, para descobrir a corrente em ampères.

Prof. Cosme

video: Disjuntores: Nema e DIM

fonte: schneider-electric