Disjuntor: Quais os disjuntores mais adequados?

Escrito por

Disjuntores  … duvida!

Tenho um sítio e la serão instalados equipamentos como motores de bombas d´água, compressores de ar. E na sede serão intalados os eletrodomésticos, dentre os quais microondas, lavadoura de louças, chuveiros e aquecedor.

Assim quais disjuntores seriam adequados curva “B” curva”C” na caixa de distribuição, visto que lá é 220 volts ?

E qual o disjuntor adequado para o padrão?

Acrescento que será uma casa normal de 100 m², e no sítio 2 bombas d´água de 1 HP e um compressor de 2 HP.

Solução:

Sua pergunta é muito pertinente, pois você já sabe que existem tipos específicos de disjuntores para cada tipo de equipamento.

O que você ainda não sabe, é que a tensão de entrada não influi no tipo de disjuntor, e sim o tipo ou característica do equipamento.

disjuntores

disjuntores

Os disjuntores são classificados por curva de disparo ou desarme, e são: curva B, C e D.

 

Os disjuntores de curva B são utilizados para proteção de equipamentos com característica resistiva, ou seja: chuveiros elétricos, aquecedores ou Boiler para aquecimento de água com resistência submersa, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes.

 

Os disjuntores de curva C são apropriados para cargas indutivas, tais como: Motores elétricos em geral, lâmpadas fluorescentes e máquinas de lavar roupas e outros tipos de máquinas utilizadas em residências.

 

Os disjuntores de curva D são indicados para cargas de grande corrente de partida, como transformadores de baixa tensão por exemplo.

 

Já o disjuntor utilizado para o padrão da Empresa fornecedora de Energia de sua região, você deve se informar diretamente na empresa, pois pode variar de região para região.

Normalmente para uma tensão de 220 volts de entrada, o disjuntor pode ser de 40 ampères ou até a corrente máxima calculada pelo eletricista que irá instalar o padrão de entrada (Cálculo de carga e corrente total).

Esse disjuntor deve ser do Tipo Termomagnético e Bipolar.

Os disjuntores da caixa de distribuição devem ser calculados de acordo com a corrente máxima de cada circuito no balanceamento da rede interna.

Para as duas bombas d’agua e o compressor, devem ser instalados, um disjuntor para cada equipamento de acordo com sua corrente de trabalho, e com rede elétrica separada para cada um, para assim ficarem totalmente independentes e protegidos eletricamente.

disjuntores quadro

quadro de disjuntores

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: teamstickergiant, scottbb