Tire suas dúvidas sobre os diferentes tipos de disjuntores e quais os mais adequados para cada função elétrica da casa.

Dúvida do Leitor: Instalação de Equipamentos em Local 220 Volts

Tenho um sítio e lá serão instalados equipamentos como motores de bombas d´água e compressores de ar. E na sede serão instalados os eletrodomésticos, dentre os quais microondas, lavadoura de louças, chuveiros e aquecedor.

Assim quais disjuntores seriam adequados? Curva “B” ou Curva”C” na caixa de distribuição, visto que lá é 220 volts? E qual o disjuntor adequado para o padrão? Acrescento que será uma casa normal de 100 m², e no sítio 2 bombas d´água de 1 HP e um compressor de 2 HP.

Classificação dos Disjuntores

Quando Usar Disjuntores de Curva B

disjuntorDujuntores de curva B são utilizados para proteção de equipamentos com característica resistiva. Ou seja, chuveiros elétricos, aquecedores ou boiler para aquecimento de água com resistência submersa.

Fornos elétricos e lâmpadas incandescentes também são acionados pelos disjuntores curva B.

Uso dos Disjuntores de Curva C

Disjuntores de curva C são apropriados para cargas indutivas. Ou seja, motores elétricos em geral, lâmpadas fluorescentes, máquinas de lavar roupas e outros tipos de máquinas utilizadas em residências estão neste time.

Para Que Servem os Disjuntores de Curva D

Disjuntores de curva D são indicados para cargas de grande corrente de partida, como transformadores de baixa tensão por exemplo.

Informe-se sobre o disjuntor utilizado para o padrão da empresa fornecedora de energia de sua região, pois pode variar de localidade.

As diferentes empresas de energia elétrica fornecem gratuitamente um livreto chamado RECON. Lá estão todas as informações adequadas para a instalação do padrão de entrada de energia a ser executado por um profissional eletricista qualificado.

Muitas dessas empresas disponibilizam a verão mais atualizadade seus RECONS em seus sites na internet.

Normalmente para uma tensão de 220 volts de entrada o disjuntor pode ser de 40 ampères ou até a corrente máxima calculada pelo eletricista que irá instalar o padrão de entrada (cálculo de carga e corrente total).

Esse disjuntor deve ser do tipo termomagnético e bipolar.

Os disjuntores da caixa de distribuição devem ser calculados de acordo com a corrente máxima de cada circuito no balanceamento da rede interna.

Para as duas bombas d’água e o compressor, devem ser instalados, um disjuntor para cada equipamento de acordo com sua corrente de trabalho, e com rede elétrica separada para cada um, para assim ficarem totalmente independentes e protegidos eletricamente.

Tipos de Disjuntores

  • Disjuntor unipolar: funciona sob apenas uma fase. Seus circuitos são de curto alcance e servem a sistemas de iluminações, instalações monofásicas de 127v e 220v;
  • Disjuntor bipolar: funciona sob duas fases, como tomadas com instalação elétrica bifásica e chuveiros elétricos bifásicos sobre corrente de 220v;
  • Disjuntor tripolar: funciona sobre três fases em sistema elétricos com aparelhos elétricos com correntes de 220v e 380v.

Outra maneira de classificar disjuntores é se obedecem as normas técnicas NEMA ou Din:

  • Modelos NEMA: estão caindo em desuso pois passaram a ser considerados de baixa eficiência. Afinal, são mais antigos;
  • Modelos DIN: mais modernos. Oferecem alta eficiência na proteção e possui tamanho compacto em comparação com os padrão NEMA.

Dicas para Escolher o Melhor Disjuntor

  • Prefira aparelhos padrão DIN. São mais seguros;
  • Procure por modelos que tenham um indicador colorido de “ligado/desligado”. Assim, será mais fácil identificar o status destes no quadro de distribuição;
  • Aposte em disjuntores de fabricantes conhecidos e que ofereçam suporte técnico e garantia.