Quais os Disjuntores Mais Adequados para Cada Caso

Escrito por

Nosso leitor tem dúvidas sobre os diferentes tipos de disjuntores e quais os mais adequados para cada função elétrica da casa. Descubra também nesta matéria especial.

Tenho um sítio e la serão instalados equipamentos como motores de bombas d´água e compressores de ar. E na sede serão intalados os eletrodomésticos, dentre os quais microondas, lavadoura de louças, chuveiros e aquecedor.

Assim quais disjuntores seriam adequados? Curva “B” ou Curva”C” na caixa de distribuição, visto que lá é 220 volts? E qual o disjuntor adequado para o padrão?

Acrescento que será uma casa normal de 100 m², e no sítio 2 bombas d´água de 1 HP e um compressor de 2 HP.

Classificação dos Disjuntores

Disjuntores de Curva B

disjuntorSão utilizados para proteção de equipamentos com característica resistiva. Ou seja, chuveiros elétricos, aquecedores ou boiler para aquecimento de água com resistência submersa.

Fornos elétricos e lâmpadas incandescentes também são acionados pelos curva B.

Disjuntores de Curva C

Disjuntores de curva C são apropriados para cargas indutivas. Motores elétricos em geral, lâmpadas fluorescentes, máquinas de lavar roupas e outros tipos de máquinas utilizadas em residências estão neste time.

Disjuntores de Curva D

Disjuntores de curva D são indicados para cargas de grande corrente de partida, como transformadores de baixa tensão por exemplo.

Informe-se sobre o disjuntor utilizado para o padrão da empresa fornecedora de energia de sua região, pois pode variar de localidade.

Normalmente para uma tensão de 220 volts de entrada, o disjuntor pode ser de 40 ampères ou até a corrente máxima calculada pelo eletricista que irá instalar o padrão de entrada (Cálculo de carga e corrente total).

Esse disjuntor deve ser do tipo termomagnético e bipolar.

Os disjuntores da caixa de distribuição devem ser calculados de acordo com a corrente máxima de cada circuito no balanceamento da rede interna.

Para as duas bombas d’água e o compressor, devem ser instalados, um disjuntor para cada equipamento de acordo com sua corrente de trabalho, e com rede elétrica separada para cada um, para assim ficarem totalmente independentes e protegidos eletricamente.

Tipos de Disjuntores

  • Disjuntor unipolar: funciona sob apenas uma fase. Seus circuitos são de curto alcance e servem a sistemas de iluminações, instalações monofásicas de 127v e 220v.
  • Disjuntor bipolar: funciona sob duas fases, como tomadas com instalação elétrica bifásica e chuveiros elétricos bifásicos sobre corrente de 220v.
  • Disjuntor tripolar: funciona sobre três fases em sistema elétricos com aparelhos elétricos com correntes de 220v e 380v.
Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: scottbb