Bombas de agua – centrífuga, auto-aspirante e periférica!

Escrito por

Bombas de agua: Diferença entre uma e outra, centrífuga, centrífuga auto-aspirante e periférica !

Duvida : A caixa dágua da minha casa fica numa posição bem alta , +- 10 metros do solo , por onde circula a água no condomínio , desejo colocar a bomba dágua no solo, logo após o medidor e fazer a sucção do cano dágua para levar até minha cisterna , quais as bombas indicadas e qual a diferença entre uma e outra , centrífuga , centrífuga auto-aspirante e periférica ?

Obs: É importante saber que a maioria dos códigos sanitários estaduais proíbe a instalação de qualquer tipo de bomba diretamente na tubulação das concessionárias que abastecem as residências, pois, isso influi diretamente na capacidade de abastecimento de água da localidade, é necessário que você consulte as diretrizes da concessionária local e obtenha mais informações a respeito deste tipo de instalação.

A respeito das diferenças entre os tipos de bombas, vamos lá:

- Bomba Centrífuga

Bombas de agua Centrífuga

Bomba Centrífuga

 

As bombas centrífugas são bombas que funcionam com força centrífuga, este tipo de bomba necessita de uma válvula de retenção, ou seja, as chamadas válvulas de pé, na extremidade inferior da tubulação de sucção, isso permite que a tubulação de sucção permaneça sempre cheia, tornando o esforço mínimo de sucção da bomba.

- Bomba Centrífuga Auto-Aspirante

Bombas de agua  auto aspirante

 

As bombas centrífugas Auto-Aspirante também são bombas que funcionam com força centrífuga, porém este tipo de bomba não necessita de válvula de pé, por ser auto-aspirante esta bomba tem a capacidade de encher a tubulação de sucção e conduzir a água para alturas elevadas, em seu próprio corpo há um compartimento em que ela retém a água diminuindo o esforço da bomba.

- Bomba Auto-Aspirante Periférica

Bombas de agua  auto aspirante periferica

Em geral esta bomba é semelhante à bomba Auto-Aspirante, porém com a capacidade manométrica bem maior do que as bombas comuns também não necessitam de válvula de pé.

Este tipo de bomba é muito utilizado onde há risco momentâneo de falta repentina de abastecimento de água, onde ocorre à formação de bolhas de ar, ele rapidamente elimina o ar e mantém o abastecimento normalizado.

Em relação à distância e altura de recalque, é preciso verificar a tabela de cada fabricante, porém em geral a altura manométrica de recalque dessas bombas é de 10 metros, observe o catálogo e escolha a qual mais atende a sua necessidade, tanto técnica quanto econômica.

É ideal que você construa uma cisterna o mais próximo possível do hidrômetro, isso facilitaria o abastecimento, diminuindo a perda de pressão de entrada de água, aí sim você poderia instalar uma dessas bombas na cisterna, que conduziria a água para o reservatório mais próximo, não interferindo na pressão da rede de abastecimento da concessionária local.