Dicas para Montar sua Cozinha Gourmet

Escrito por

Mais do que estar equipada para o preparo de pratos refinados e bem feitos, a cozinha gourmet é um ambiente para cozinhar enquanto recebe seus convidados. A atmosfera é de sociabilidade, com boas conversas enquanto as melhores receitas são postas em prática.

Uma cozinha gourmet é para o amante da cozinha que gosta de reunir os amigos em torno deste momento: o da preparação da comida. Merece, então, uma cozinha montada especialmente para este objetivo.

Elementos Indispensáveis à Cozinha Gourmet

cozinha moderna

A cozinha gourmet é montada com uma bancada “ilha”.

Seguindo a proposta de integração do ambiente onde será elaborada a comida, é imprescindível que a bancada de trabalho seja integrada à uma mesa de jantar. Ou a uma bancada mais despretensiosa, onde as pessoas possam confraternizar durante a preparação da refeição.

Temos, obrigatoriamente, alguns itens de composição deste espaço, que caracterizam a cozinha gourmet.

Fogão de ilha, ou cooktop de ilha (neste último, há a necessidade de um forno), coifa de ilha e bancada para trabalho, necessariamente com espaço para cuba com área molhada.

Outros aparelhos igualmente indispensáveis em qualquer cozinha: geladeira, ou side-by-side; microondas, freezer e máquina de lavar louça.

Banquetas Adequadas para a Cozinha Gourmet

Na bancada da cozinha gourmet normalmente fica encaixado o fogão ou o cooktop. Ali também ficam acomodados os seus convidados.

cozinha gourmetA bancada de trabalho do cozinheiro deve possuir altura de 90 cm. Se quiser que a mesa-bancada dos convidados seja da mesma altura, providencie banquetas: elas são mais altas e atendem à bancada neste caso.

Se quiser utilizar as cadeiras tradicionais de mesa de jantar, deve haver um detalhe de alturas entre a bancada de trabalho e a bancada de jantar – a primeira com 90cm e a de jantar, com 75 cm. Assim, será possível o uso das suas cadeiras de altura padrão.

Nesta opção, também é possível o uso de dois materiais distintos para compor as diferentes alturas de bancadas. A bancada de trabalho, por exemplo, pode ser de granito ou silestone. Bancada ou mesa de jantar: MDF branco, vidro ou madeira.

Coifa e Gaveta de Aquecimento na Cozinha Gourmet

gaveta de aquecimentoPara montar sua cozinha gourmet, caso queira fazê-la mais sofisticada, você pode optar por eletrodomésticos mais refinados. Eles podem até ser importados, com um design diferenciado na sua casa.

Coifas de modelo cilíndrico são muito elegantes e discretas.

A coifa deve ser comprada de acordo com o número de bocas do seu fogão, já que a sua função depende de quanto de exaustão seja necessário. A exaustão do fogão de quatro bocas é menor do que a de cinco ou seis bocas.

Uma empresa que possui uma linha completa de eletrodomésticos lindos, maravilhosos e até profissionais, é a Viking. É o fornecedor americano mais famoso do mundo em eletrodomésticos de alto luxo. E no Brasil há representantes.

Um eletrodoméstico dessa marca que pode ser incluído na sua cozinha gourmet top é a gaveta de aquecimento. Ela serve para manter os pratos já preparados aquecidos. Servir, por exemplo, uma sopa na temperatura ideal.

Cozinha Gourmet ou Cozinha Americana?

Para finalizar, então, a grande questão: e qual a diferença entre a cozinha gourmet e a cozinha americana?

A cozinha americana apenas abriu um espaço na parede, dando para a sala. Elas estão interligadas, mas não integradas.
A cozinha gourmet traz a sala de jantar para dentro do próprio espaço da cozinha, celebrando o processo de preparação dos pratos. Ambos os cômodos são completamente integrados.