Caixa de Descarga Acoplada Simples: Como Regular?

Escrito por

Seu vaso sanitário é do modelo que possui uma caixa de descarga acoplada simples – e ela está apresentando defeito? Aprenda como regulá-la.

Vale lembrar que este artigo se refere à caixa de descarga acoplada simples, que possui um único botão de acionamento da água.

As caixas acopladas duplas oferecem dois botões – cada um correspondente a um volume de água. Logo, as orientações abaixo não servem a estes modelos.

Como Regular a Caixa de Descarga Acoplada

Em primeiro lugar você deverá abrir a caixa e retirar a tampa acoplada. Faça isso com cuidado para não danificar o material.

Use um alicate para rosquear a boia, de modo que ela fique mais firme. Desta forma, quando a caixa estiver plena de água, ela não permitirá transbordamentos pelo ladrão.

Este procedimento, inclusive, deve ser realizado justamente quando a água estiver quase vazando por ali. O nível de água deverá descer em cerca de dois litros. Portanto, verifique periodicamente o interior da caixa.

O vídeo a seguir ilustra bem a situação:

Caso o nível da água cubra o ladrão, você desperdiçará uma média de 15 mil litros de água por dia! Você pode detectar esse problema se a superfície da água da privada estiver constantemente se movendo.

A solução será trocar a torre de entrada de água ou a própria boia, conforme o vídeo abaixo:

Para que o desperdício de água seja estancado até que as peças sejam trocadas, feche o registro correspondente ao banheiro.

Existem no mercado kits com peças de caixas acopladas, para o caso de ser exigida a troca completa do sistema.

Substituindo a Caixa de Descarga Acoplada

Às vezes é necessário trocar toda a caixa de descarga da sua privada.

Se esse for o caso, feche o registro da água do banheiro, dê descarga para esvaziar a caixa de descarga e a desparafuse. O vídeo abaixo mostra bem como proceder: