Como decorar a sala de estar?

Escrito por

Como decorar sua Sala de Estar, monte sua composição!

 

Está pensando em reformar sua sala de estar? Renovar seus móveis? Mudar tudo de lugar, ou apenas cansou das cores?

Veja algumas dicas essenciais para quem quer aprender a montar seu ambiente, usar seu toque pessoal, e dar conforto e aconchego a sua casa!

Para decorar sua Sala de Estar são necessários alguns itens indispensáveis.

Veja a lista básica de mobiliários para montar seu espaço !

– Sofá de 2 ou 3 lugares,
– Poltronas,
– Mesa de centro,
– Mesa lateral,
– Tapete,
– Móvel para Tv, Dvd, Net,
– Cortinas ou persianas,
– Lustre (laje) ou embutidos (gesso),
– Enfeites, almofadas, abajours, puffes, mantas para sofá,…

É necessário inicialmente escolher as cores, texturas e acabamentos que deseja utilizar, tanto para as paredes e piso, como para os tecidos e todos os componentes que montarão sua sala.

Paredes e Teto

Para as paredes, procure algum tom de cor clara, que pode ser até o branco mesmo. E mantenha preferencialmente o teto no branco também.

Se quiser colocar alguma cor forte, procure pintar apenas uma das paredes, pois pode dar a sensação de diminuir o espaço da sua sala de estar, ou criar um ambiente “over”, como na imagem abaixo:


No teto, você pode deixar apenas os pontos existentes na laje e optar por um lustre moderno, ou rebaixá-lo com gesso, e criar um forro com pontos de luz bem localizados, segundo o layout do mobiliário, além de poder criar qualquer parte mais ou menos iluminada, conforme o uso.

Numa sala, é conveniente que a luz seja bem intimista, pois você irá receber seus amigos, conversar, assistir televisão, enfim.

Se quiser, pode colocar na parede pontos de arandela, e iluminar um quadro em especial, ou uma escultura de parede.

 Mobiliários

Inicialmente, eleja uma cor como base. Depois, para definir as cores de tecidos do sofá, poltronas e almofadas, crie uma composição dentro do que escolheu como base.

Por exemplo, se optar por tom cinza, é possível utilizar dentro do escolhido, cores mais escuras e mais claras, além de branco, e preto.
E ainda, você pode escolher uma outra cor como o vinho ou azul marinho, para as almofadas.


Além das cores de tecidos, é importante a opção da madeira que vai ser utilizada nos móveis da tv e mesa de centro ou lateral.
Escolha sempre um tom do seu agrado, mas cuidado, pois a madeira tem textura, brilho e que também é importante para a composição.

Por exemplo, se você escolher ainda os tons cinza de tecidos, opte por cores mais escuras, ou mescladas, com branco e preto, mas nada de madeira cor amarela, tipo marfim, pois esse acabamento não combinará com esse conjunto.