Decorando a Casa com Abajures

Escrito por

A iluminação dos ambientes da casa não precisa necessariamente vir do teto. A seguir, mostramos como decorar e clarear diferentes cômodos da casa com abajures.

Muitos apartamentos são deficientes de pontos de luz no teto. Isso se torna ainda mais comum quando o teto é, na verdade, uma laje. É aí que entram os abajures.

Eles podem ser colocados em qualquer lugar da casa aonde existam tomadas, já que a instalação só depende disso. Nada de maiores obras com gesso e similares.
Outro ponto forte é que são portáteis: você pode levá-lo de imóvel para imóvel sem problemas.

Conheça nossas dicas para tirar o melhor proveito possível de abajures na hora de decorar os cômodos, ao mesmo tempo em que aproveita ao máximo seu potencial de iluminação.

Abajures: Leve em Conta a Necessidade de Iluminação do Lugar

abajur de chão múltiploCada cantinho da sua casa demanda uma necessidade de luz diferente. A partir disso, você deverá analisar qual o tipo de abajur deverá ser empregado.

Abajures grandes e altos propiciam um alcance mais amplo da luz. Já os menores, como os de mesa, vão iluminar mais localmente. Por isso, provavelmente será necessário um par deles, ou mais de outros modelos diferentes.

Abajures com cúpula oferecem uma luz mais difusa, criando uma atmosfera mais suave. Portanto, se o objetivo for iluminar com mais força, opte pelos do tipo spot. E prefira lâmpadas transparentes às leitosas.

Quando Decorar com Luminárias de Chão

Luminárias de chão, altas, são excelentes para proporcionar uma iluminação mais ampla para o ambiente. Dependendo de suas alturas, elas quase fazem as vezes de spots ou lustres de teto.

abajur de chão

Abajures de chão com articulação ou curvatura projetam a luz para o centro do ambiente

A diferença é que não deverá ficar no centro do cômodo, mas sim num canto. Isso porque ele precisa estar perto de uma tomada, e não pode atrapalhar a circulação de pessoas.

Uma saída para centralizar melhor a luz é investir num modelo de abajur de pé com articulações, ou curvaturas, que projete uma cúpula suspensa para frente, chegando mais perto do centro do ambiente.
Esse modelo, inclusive, é o melhor para pontos de leitura ou mesas de trabalho.

Escolha bem o design do abajur de piso. Ele é praticamente um objeto de decoração, tal como uma escultura – só que funcional. Oferece grande impacto visual ao ambiente.

Abajures de Mesa: Como Decorar com Eles

A iluminação proporcionada por abajures de mesa é mais localizada. Eles estão mais presentes em aparadores, mesas laterais, mesas de cabeceira e escrivaninhas.

abajur quarto camaEles podem vir em pares idênticos ou serem comprados avulsos, cada um em um estilo diferente. Em pares, conferem uma decoração mais clássica, simétrica; avulsos, ganham ainda mais identidade, já que não se repetem.

Uma regra fundamental é que o abajur escolhido esteja em boa proporção com os objetos que dividem o espaço com ele, tais como vasos de planta, porta-retratos, cinzeiros, caixas e outros.
Uma peça grande ou pequena demais pode gerar desequilíbrio visual, além de emitir luz exagerada ou insuficiente.

No caso de uma decoração mais minimalista, vale a pena investir num abajur de design forte e colocá-lo sozinho sobre uma mesa ou um aparador.

Decorações mais despojadas e modernas podem se beneficiar ainda mais dos abajures de mesa, já que entre eles não precisa haver coesão. Abajures bem diferentes podem ser espalhados pelo ambiente sem que entrem em conflito.
Já cômodos com estilo mais clássico devem procurar conformidade entre os modelos.

Lâmpadas: Fundamentais como Efeito Decorativo

abajur de rendaSim, a luz é um fator fundamental na decoração do ambiente. Ela pode desprezar um local agradável ou supervalorizar um ponto que deveria estar em segundo plano.

Além disso, lâmpadas de luz amarela ou branca transformam completamente a atmosfera. Lâmpadas brancas são frias e dão uma sensação de distanciamento, enquanto as amarelas promovem o aconchego, sendo muito mais convidativas.

A lâmpada ideal para abajures é a fluorescente ou as de LED, douradas. Dependendo do modelo da luminária, você vai escolher uma lâmpada com luminosidade menos ou mais intensa.

Se a sua cúpula for vazada, como é o caso das de renda, empregue lâmpadas leitosas, que neutralizam o efeito ofuscante da luz.

Cúpula dos Abajures

abajur cubo mágicoCúpulas mais escuras tem função mais decorativa. Quando o abajur é aceso, filtram tanto a luz que não se pode depender delas para ler, por exemplo. Se o local pede mais iluminação, providencie outras fontes complementares.

Para cumprir a dupla função de decorar e iluminar, prefira cúpulas mais claras. O tecido pode ser plissado ou desenhado, mas o importante é que ele permita a saída satisfatória de luminosidade.

Mas vale lembrar que nem toda cúpula é feita de tecido. Muitas são feitas de acetato, papel, palha, metal e outros materiais. Abajures tipo spot muitas vezes possuem cobertura de metal.

Com o avanço do design, hoje existem modelos mais singulares de abajures no mercado. Cubos de arame repletos de bolinhas de gude, ou todo de vidro leitoso, ou mesmo inteiramente feitos de peças de Lego… slides fotográficos, gaiolas, chapinhas de metal… o céu é o limite.

Nesses casos, possivelmente seu abajur terá mais efeito decorativo do que de iluminação.