A textura expressiva e os tons naturais da madeira são apreciados pela sua proximidade com a natureza, naturalidade e beleza.
Neste artigo, diremos com o que combinar a madeira no interior e compartilharemos exemplos inspiradores.
Com tijolo
O tijolo amado por todos ainda é relevante. Material quase natural, fica ótimo com painéis de madeira, pisos e elementos decorativos em forma de vigas.
A parede de destaque na sala adiciona um toque loft ao ambiente, e a madeira suaviza esse efeito, dando aconchego. Ao combinar esses materiais entre si, você obtém uma combinação tradicional.
Não tenha medo de combinar diferentes tons nos pisos, móveis, decoração: essa abordagem torna o ambiente mais expressivo.
Tons naturais da madeira: Com concreto
Outra combinação popular entre designers modernos. O concreto é valorizado por sua austeridade e textura que parece fria em comparação com a madeira. Jogando com os contrastes desses materiais, você pode criar um interior atraente e original.
O cinza neutro vai bem com a maioria dos tons de marrom. Para simular concreto, é melhor usar gesso decorativo.
- Veja também: Decorando o jardim com pedras: as principais ideias
Com superfícies brilhantes
Outro bom exemplo do contraste dos opostos. Materiais naturais – vidro, metal, cerâmica esmaltada – ficam ótimos no fundo da madeira, sombreando-a e iluminando visualmente a atmosfera.
Tons naturais da madeira: Com tons brancos
Uma combinação que se tornou clássica e conquistou quem se familiarizou com o estilo escandinavo. Acredita-se que seja escolhido por pessoas que buscam uma vida em harmonia consigo mesmas, com os outros e com a natureza.
As paredes brancas trazem os elementos de madeira à tona, criando os acentos certos. A textura quente dilui a concisão do fundo branco como a neve, dá conforto ao local.
A combinação serve de base para o estilo minimalista: tons claros parecem harmoniosos, enchendo a sala de ar e sol.
Madeira com plantas de interior
Esta é a combinação mais próxima da natureza, que está diretamente associada à floresta, selva ou jardim florido.
Combinar móveis de madeira com espaços verdes parece natural e orgânico. A ideia é adequada para quem está cansado da agitação da cidade e precisa de um oásis de calma.
Acredita-se que a abundância de verde ajuda a aliviar a fadiga dos olhos, enquanto o marrom dá uma sensação de segurança. Essa cor está ganhando cada vez mais popularidade em 2022, portanto, o uso de madeira e plantas no interior será mais apropriado do que nunca.
- Veja mais: Cultive a trepadeira congeia (Congea tomentosa)
Tons naturais da madeira: Madeira com pedras
Uma das combinações mais procuradas, que muitas vezes é encontrada nos projetos de banheiros modernos é essa.
As cerâmicas com textura de mármore ou granito convivem perfeitamente com armários ou bancadas.
A pedra natural vai bem com a madeira. A pia, como se fosse feita de um pedaço de pedra, é outra tendência que transforma um banheiro comum em um banheiro moderno e espetacular.
- Veja mais: 5 erros comuns de quem usa branco no interior
Madeira com detalhes em preto
Outra combinação ganha-ganha é madeira e preto contrastante. Ao usá-lo, superfícies foscas e brilhantes são apropriadas.
Mesas com tampos de madeira e pés pretos ficam ótimas, assim como estantes com prateleiras e moldura preta.
A textura natural em combinação com elementos escuros é mais expressiva, chamando a atenção para si mesma.