A sala vintage é um dos principais cômodos de uma casa, ela é o coração, o ambiente onde a família passa a maior parte do tempo e onde as visitas são recebidas. Por isso é necessário manter esse espaço bonito, confortável e elegante.
Um dos primeiros passos para conquistar aquela sala de revista é decidir qual estilo seguir, criando uma ambiente equilibrado e coerente. E falando em estilo, um dos que mais conquista fãs em todo o mundo é o vintage, perfeito para transformar a sala da casa.
O vintage já se tornou um elemento presente em diferentes designs, influenciando a estética de novas tendências. É um estilo que resgata o melhor do passado e pode ser desempenhado em diferentes conceitos, integrando com outros estilos e resultando em diferentes propostas.
Mesmo sendo um conceito em alta, ainda é comum que muitas pessoas fiquem confusas sobre o que é considerado vintage.
Para grande parte dos especialistas, coisas feitas há 20 anos ou mais é considerada vintage, já para outros é a partir de 40 anos. Mesmo com as discordâncias, é seguro dizer que itens dos anos 90 aos anos mais antigos já entram no conceito de vintage e podem ser inspiração para a sua sala.
São várias décadas para se inspirar na decoração da casa, seguindo o estilo vibrante dos anos 70, ou com a elegância presente nos anos 20, o vintage permite uma grande abrangência em diferentes influências e épocas.
Na busca de uma sala que transmita toda a essência desse magnifico estilo, selecionamos os principais passos que você deve seguir para conquistar um resultado satisfatória na sala vintage.
Escolha o esquema de cores
É sempre importante pensar em um esquema de cor antes de iniciar qualquer outro passo em uma decoração.
Como estamos criando uma sala vintage, a escolha deve seguir uma paleta que valorize elementos como couro escuro, madeira, molduras e padrões.
As cores escolhidas devem corresponder ao gosto pessoal, mas algumas opções para usar nesse cômodo com o estilo vintage é optar por uma paleta de cores quentes.
Procure por móveis usados
Não é por seguir um estilo vintage que obrigatoriamente seja necessário utilizar móveis antigos na decoração.
Mutos design de móveis já seguem o conceito vintage, o que torna mais fácil o trabalho de ornamentação da sala, mas para quem quer dá aquele toque especial, com uma peça exclusiva, a opção é procurar em lojas de usados.
Não é um trabalho fácil e sem garantia de sucesso, mas ao fazer uma busca minuciosa você pode encontrar verdadeiros tesouros para incluir em sua casa.
Aproveite para analisar aquela peça que aparenta estar condenada, algumas podem só necessitar de uma boa reforma para se tornar um ótimo item para decorar a sala.
Adicione formas geométricas
Para uma pegada mais retrô, formas geométricas e padrões darão um toque especial, podendo estampar um belo tapete da sala. Esses padrões também podem ser apresentados como destaque em almofadas, vasos e obras de arte.
As formas geométricas também podem ser estampadas nas paredes, com uma pegada bem retrô para a sala.
Inclua peças modernas na decoração
Você não precisa se prender a apenas peças antigas, mas criar uma combinação entre o vintage e o contemporâneo. Essa é uma forma de trazer uma vibe moderna ao cômodo, incorporando características na decoração, com design com acabamentos em madeira e vidro.
Contraste entre cores
Para um visual mais dramático, o contraste entre cores vai ser o responsável por esse resultado. Você pode optar por uma cor escura nas paredes, com uma tonalidade forte e criar um contraste com móveis e itens de decorações em uma cor mais clara.
Isso cria um contraste visual interessante para o ambiente, evitando aquela imagem pesada que a cor escura pode causar no cômodo.
Esse contraste também pode ser feito de forma contrária, com as paredes claras e os móveis em tons escuros, criando esse mesmo contraste para a sala.
Utilize artesanatos para sua sala vintage
O estilo artesanal tem sua origem no final do século XIX, durante movimentos de artes, sendo caracterizado pelo uso de materiais naturais e personalizados.
Essa é uma opção para um estilo mais rústico, usando linhas limpas, com materiais em madeira, com acabamentos em vidro e couro. É uma proposta onde você pode misturar esses artesanatos à decoração já existente da sala.
Misture pintura com papel de parede
A parede pode ganhar mais destaque ao misturar texturas como papel de parede com a pintura.
Escolha um padrão que contenha o conceito vintage como florais ou com formas geométricas, combinando com uma pintura que traga destaque para a combinação.
Iluminação para a sala vintage
Com a iluminação é possível experimentar diferentes estilos para a sala, já que são diversos modelos para criar um visual vintage para o ambiente.
Uma opção inspiradora é usar iluminação com itens ao estilo Tiffany, podendo ser explorado em luminárias, candeeiros, lustres e pendentes. Essa é uma forma de trazer um visual ousado e sofisticado para o ambiente, com itens chamativos remetentes ao movimento art nouveau ou art déco.
Para um estilo mais clássico, o pendente armado é uma ótima opção, deixando o ambiente com um aspecto retrô.
O lustre de cristal é ideal para quem busca um visual extravagante e tradicional, mostrando todo o glamour desse estilo.
São várias formas de incluir o conceito vintage na iluminação, dando uma liberdade para explorar esse estilo na decoração da sala.
Invista em um sofá chesterfield em sua sala vintage
Não podemos falar sobre a decoração vintage sem mencionar um dos grandes destaques desse estilo, o sofá chesterfield. Esse móvel traz uma elegância ao ambiente, criando um visual luxuoso e com grande referência ao estilo vintage.
A combinação é perfeita para quem quer um grande impacto na decoração, mas sem sair do conceito do estilo vintage. O sofá também traz uma pegada moderna para a casa, com uma estética única para a decoração da sala vintage.
O sofá apresenta modelos de diferentes tamanhos, podendo ser utilizado como peça única ou em conjunto. São várias cores disponíveis desse móvel, com alguns modelos apresentando acabamento em madeira ou metal.