Mesa de centro redonda adiciona suavidade ao interior e suaviza a abundância de cantos. Reunimos exemplos reais de como designers usam a mesa de centro no interior.
Escolhendo uma mesa de centro redonda: como evitar erros
Muitas vezes acontece que, quando você vê um belo modelo em uma loja ou no Instagram, imediatamente deseja a mesma para você e corre para comprar.
Um passo precipitado pode levar ao fato de você não usar a mesa e transformá-la em um item volumoso que será mais um obstáculo do que um benefício.
Com que frequência você vai usar a mesa de centro
Sendo assim, é muito mais sensato primeiro considerar com que frequência e para que exatamente você usará sua mesa de centro.
- Você gosta de jantar na frente da TV enquanto está sentado no sofá? Então talvez você precise de um modelo mais alto.
- Ou você só precisa de um lugar para colocar uma xícara de café e um livro? Então, uma mesa lateral ou banquinho será suficiente.
- Ou você quer mostrar seus lindos vasos e itens de decoração? Então o modelo deve ser impressionante o suficiente para acomodar toda a sua coleção, mas ao mesmo tempo não “obstruir” as próprias exposições com seu design.
- E se você precisa de uma mesa apenas para receber convidados, pode simplesmente substituí-la por uma mesa de servir sobre rodas.
Ao escolher uma mesa de centro, sempre se baseie em suas necessidades reais, não em como tudo parece bom em uma foto.
Tamanho da mesa de centro
Outro erro comum é ultrapassar o tamanho do modelo. Uma mesa de centro grande ou um grupo de mesas pode ser muito volumosa para uma pequena sala de estar.
E, ao contrário, um modelo muito pequeno em uma grande sala de estar parecerá “escasso” e não funcional (já que é improvável que caiba em tudo o que você precisa).
Desse modo, ao escolher uma mesa de centro, considere sempre as dimensões da sala e dos móveis adjacentes.
Em uma sala espaçosa com um grande sofá ou grupo de sofás, seria apropriado usar uma mesa grande ou um grupo de mesas.
Para salas pequenas, escolha modelos compactos com tampos de vidro (eles parecem visualmente mais leves). Além disso, deve haver sempre uma passagem entre o sofá e a mesa para não impedir a livre circulação.
Altura
Os joelhos encostam na mesa, o vaso bloqueia a TV – esses e muitos outros pequenos problemas associados à escolha errada da altura da mesa de centro podem arruinar muito o seu descanso na sala de estar. Portanto, é importante pensar sobre essa questão com antecedência.
Uma mesa de centro baixa é uma solução elegante para a sala de estar, especialmente se você a decorar com uma bela natureza morta ou um vaso com um arranjo de flores.
No entanto, esta opção não é absolutamente adequada para você se for jantar na frente da TV ou se houver crianças pequenas ou animais inquietos em casa que sobem constantemente na mesa e pegam coisas dela.
Existe uma regra simples: escolha uma mesa de centro com a mesma altura do assento do sofá – e ela será adequada para a maioria das necessidades diárias.
Material
Ao escolher uma mesa para a sala, preste atenção ao material, que vai depender diretamente de como e para que você vai usá-la.
Existem modelos muito bonitos feitos de metal brilhante, mas os cantos afiados e o brilho, que mostra todas as estampas, não é a melhor opção para famílias com crianças pequenas.
Mármore, metal polido e vidro espelhado são boas opções para quem está disposto a cuidar constantemente da superfície e mantê-la em bom estado. Mas essa não é a melhor opção para famílias com crianças pequenas.
Uma solução mais prática é uma mesa de centro de madeira, laminada ou acrílica, que é fácil de limpar.
Modelos
Existem muitos modelos de mesas de centro: redondas, quadradas, retangulares, poligonais… E qual vai decorar a sua sala, você decide!
Na verdade, escolher a forma certa não é tão fácil quanto parece à primeira vista. Para que o interior fique equilibrado, é importante não cometer erros.
Mesas de centro redondas e ovais permitem tornar o interior menos rígido, mais convidativo e acolhedor e equilibrar objetos retangulares e quadrados.
Por sua vez, as mesas retangulares e quadradas exigem mais espaço e enfatizam as linhas rígidas da sala.
Para um grande grupo de sofás com dois sofás frente a frente, uma mesa retangular é mais adequada. Mesa de centro redonda, ao contrário, fica melhor com sofá e poltrona com pufe (ou espreguiçadeira).
E por fim, outro erro comum é colocar a mesa de centro muito longe do sofá. Isso significa que você precisa se levantar sempre que precisar colocar um copo, pegar uma revista ou colocar o controle remoto da TV na mesa. É muito desconfortável.
Este erro é o mais fácil de corrigir! Aproxime a mesa do sofá para que seja fácil alcançá-la de onde você costuma se sentar e torne o seu tempo na sala o mais confortável possível!